Notícias

Notícias

Ambulatório de Atenção à Pessoa Trans completa 2 anos de atividades

Cerimônia aconteceu no dia 10 de abril, no Pavilhão III do Campus Brotas.

compartilhe

O Ambulatório de Atenção à Pessoa Trans da Bahiana completou dois anos de atividades. Para celebrar o marco, foi realizada uma cerimônia no dia 10 de abril, no Pavilhão III do Campus Brotas, que contou com a presença do vice-reitor e coordenador do curso de Medicina da Bahiana, Dr. Humberto Castro Lima Filho, do diretor da Bahiana Saúde, Dr. Luiz Ritt, da coordenadora do ambulatório, Dra. Márcia Sampaio, e da psicóloga da unidade e professora da Bahiana, Dra. Carle Porcino, além de usuários, estudantes, docentes e convidados.

Ao longo de seus dois anos de funcionamento, o ambulatório realizou 382 atendimentos. Desse total,  38,7% eram homens trans, 38,7% eram mulheres trans e 22,6% pessoas eram não binárias. Além desses dados, a Dra. Márcia Sampaio explicou que o ambulatório se fundamenta no tripé assistência-ensino-interdisciplinaridade. A unidade conta com a participação de estudantes de graduação, no âmbito da atividade de extensão, além de docentes e de uma assistente social.

"No ambulatório, eu vi o verdadeiro propósito da Medicina. Considero um privilégio ter passado por esse ambulatório como estudante. É uma experiência que mudou a forma como eu via a medicina, a assistência e o cuidado", declarou Joana Santana, estudante de Medicina da Bahiana que estagiou na unidade. A programação contou com uma apresentação da artista Dica Rios e com um sorteio do livro "Eu Nasci Odara", de autoria da coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia.

O Ambulatório de Atenção à Pessoa Trans da Bahiana completou dois anos de atividades.

O Ambulatório de Atenção à Pessoa Trans da Bahiana completou dois anos de atividades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS