Notícias

Notícias

Bahiana brilha em noite de entrega do Prêmio Roberto Santos

Bahiana brilha em noite de entrega do Prêmio Roberto Santos Estudantes de Medicina conquistaram os três primeiros lugares em premiação da Associação Bahiana de Medicina.

compartilhe

Uma noite de celebração da ciência, da pesquisa e da Medicina. Assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Roberto Santos cujos três primeiros lugares foram conquistados por estudantes de Medicina da Bahiana. A solenidade aconteceu na última quinta-feira, dia 24 de julho, na sede da Associação Bahiana de Medicina. Estiveram presentes a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a coordenadora do programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana,  Dra. Ana Marice Ladeia, e o professor e coordenador do Centro de Neurociências da Bahiana, Dr. Bernardo Galvão Castro Filho, que, na ocasião, foi agraciado com o Prêmio de Honra ao Mérito Científico.

O trabalho de conclusão de curso “Associação entre risco de apneia obstrutiva do sono e a recorrência de Acidente Vascular Cerebral: uma coorte prospectiva” da acadêmica Aurea Maria Novais, sob a orientação do professor Renan Carvalho Castello Branco, conquistou a 3ª colocação, entre os premiados da noite. Orientada pelo professor Luís Cláudio Correia, a acadêmica Luiza Sampaio Alonso Baz foi premiada com o 2º lugar, pelo trabalho “Vieses Cognitivos e decisão médica: a interferência heurística de semelhança no raciocínio clínico”. Por sua vez, a estudante do último ano de Medicina Ana Luísa Valois foi laureada com o 1º lugar, pelo trabalho “Associação entre disfunção endotelial e metabolômica em crianças e adolescentes com anemia falciforme”, que teve como orientadora a professora Dra. Ana Marice Ladeia. Pela sua conquista, Ana Luísa apresentou aos presentes uma síntese de sua pesquisa.

“É muito gratificante terminar o curso de Medicina com essa sensação de que o dever foi bem feito. Sou muito grata a minha orientadora”, declarou Ana Luísa que também foi premiada com o 3º lugar no Congresso de Cardiologia da Bahia pelo mesmo trabalho. Para Áurea Maria Novais, poder produzir um trabalho que tem uma relevância clínica e é modificador de conduta, ainda na graduação, é uma oportunidade fantástica. “Quando a gente faz um trabalho com o melhor que a gente tem, esperamos colher frutos desse trabalho. Para quem faz pesquisa, o melhor prêmio é saber que está difundido o conhecimento e saber que o trabalho é relevante”, disse Áurea. Luiza Sampaio, recém-formada em Medicina, destaca a importância da Bahiana na construção de sua formação. “A Bahiana é uma instituição que, desde o início, sempre incentivou muito o desenvolvimento de pesquisa, que tivéssemos a mente “fora da caixa”. Ao longo do curso, eu tive oportunidade de fazer parte do grupo de pesquisa Resca (Redes de Síndromes Coronarianas Agudas) com o professor Luís Correia e ele é uma pessoa com a mente extraordinária. Ter convivido com ele foi um privilégio. A pesquisa é uma coisa que me cativa e tenho interesse em continuar desenvolvendo”, declarou a médica. 

Prêmio Roberto Santos 2025

Prêmio Roberto Santos 2025

NOTÍCIAS RELACIONADAS