Notícias
29/07/2025
Uma noite de celebração da ciência, da pesquisa e da Medicina. Assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Roberto Santos cujos três primeiros lugares foram conquistados por estudantes de Medicina da Bahiana. A solenidade aconteceu na última quinta-feira, dia 24 de julho, na sede da Associação Bahiana de Medicina. Estiveram presentes a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a coordenadora do programa de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia, e o professor e coordenador do Centro de Neurociências da Bahiana, Dr. Bernardo Galvão Castro Filho, que, na ocasião, foi agraciado com o Prêmio de Honra ao Mérito Científico.
O trabalho de conclusão de curso “Associação entre risco de apneia obstrutiva do sono e a recorrência de Acidente Vascular Cerebral: uma coorte prospectiva” da acadêmica Aurea Maria Novais, sob a orientação do professor Renan Carvalho Castello Branco, conquistou a 3ª colocação, entre os premiados da noite. Orientada pelo professor Luís Cláudio Correia, a acadêmica Luiza Sampaio Alonso Baz foi premiada com o 2º lugar, pelo trabalho “Vieses Cognitivos e decisão médica: a interferência heurística de semelhança no raciocínio clínico”. Por sua vez, a estudante do último ano de Medicina Ana Luísa Valois foi laureada com o 1º lugar, pelo trabalho “Associação entre disfunção endotelial e metabolômica em crianças e adolescentes com anemia falciforme”, que teve como orientadora a professora Dra. Ana Marice Ladeia. Pela sua conquista, Ana Luísa apresentou aos presentes uma síntese de sua pesquisa.
“É muito gratificante terminar o curso de Medicina com essa sensação de que o dever foi bem feito. Sou muito grata a minha orientadora”, declarou Ana Luísa que também foi premiada com o 3º lugar no Congresso de Cardiologia da Bahia pelo mesmo trabalho. Para Áurea Maria Novais, poder produzir um trabalho que tem uma relevância clínica e é modificador de conduta, ainda na graduação, é uma oportunidade fantástica. “Quando a gente faz um trabalho com o melhor que a gente tem, esperamos colher frutos desse trabalho. Para quem faz pesquisa, o melhor prêmio é saber que está difundido o conhecimento e saber que o trabalho é relevante”, disse Áurea. Luiza Sampaio, recém-formada em Medicina, destaca a importância da Bahiana na construção de sua formação. “A Bahiana é uma instituição que, desde o início, sempre incentivou muito o desenvolvimento de pesquisa, que tivéssemos a mente “fora da caixa”. Ao longo do curso, eu tive oportunidade de fazer parte do grupo de pesquisa Resca (Redes de Síndromes Coronarianas Agudas) com o professor Luís Correia e ele é uma pessoa com a mente extraordinária. Ter convivido com ele foi um privilégio. A pesquisa é uma coisa que me cativa e tenho interesse em continuar desenvolvendo”, declarou a médica.
Notícias
Homenagem foi realizada durante o Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde 2025
16/07/2025
Notícias
Premiação é concedida pela Academia de Medicina da Bahia.
09/08/2024
Notícias
Premiação é concedida anualmente pela Academia de Medicina da Bahia para os melhores trabalhos de conclusão de curso.
25/11/2022