Notícias

Notícias

Extensão Cuidar Faz Bem marca atuação no Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio

Unidade integra o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA, em funcionamento há 45 anos no Hospital Roberto Santos.

compartilhe

Compreender, apoiar e acolher. É dessa forma que o Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (Neps) recebe pacientes que passaram por tentativa de suicídio. A unidade existe desde 2007 e integra o Centro de Informação e Assistência Toxcológica da Bahia (CIATox-BA), que funciona há 45 anos nas instalações do Hospital Roberto Santos. A partir de 2019, o Neps passou a contar com a atuação da Bahiana, por meio do programa de Extensão Cuidar Faz Bem, com a participação de estudantes do curso de Enfermagem que realizam o seu estágio na Oficina de Informação do Serviço de Terapia ocupacional do Núcleo.

Segundo Cíntia Mesquita, professora de Enfermagem da Bahiana e enfermeira do Cuidar Faz Bem e do Neps, a atuação dos alunos ocorre durante as oficinas de informação, nas quais são discutidos diversos assuntos relacionados à saúde mental, ao autocuidado e à prevenção ao suicídio. As oficinas resultam no Jornal Galera Vida Neps, cuja 15ª edição foi lançada na última terça-feira (26/08), durante a reunião do grupo. O periódico é elaborado coletivamente, contando com a contribuição de pacientes, profissionais da área de saúde e estudantes do Cuidar Faz Bem.

Após dois anos participando do Cuidar Faz Bem, no Neps, Nara Gemima, estudante de Enfermagem do 8º semestre, decidiu realizar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o núcleo. Segundo ela, a experiência está capacitando-a como profissional de saúde que acolhe pacientes em sofrimento psíquico. "Considero que minha formação, através dessa extensão, é singular. Não são muitas as universidades que oferecem esse tipo de experiência, permitindo que saiamos um pouco da nossa zona de conforto, por assim dizer, que é mais o ambiente hospitalar e clínico, e nos insira em outras perspectivas de atuação.” Simone Cidade, estudante do 4º semestre de Enfermagem, que estava em seu primeiro dia em atividade de extensão, escolheu o Cuidar Faz Bem por abordar a Saúde Mental. "É um tema pertinente. A minha curiosidade como enfermeira nesse âmbito é muito grande. Imagino que vai ser um aprendizado muito grande e que eu vou levar tanto para o campo teórico da faculdade, como para a minha vida como futura enfermeira.”

 

Centro de Informação e Assistência Toxcológica da Bahia (CIATox-BA)

Centro de Informação e Assistência Toxcológica da Bahia (CIATox-BA)

NOTÍCIAS RELACIONADAS