Notícias
07/10/2025
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em parceria com a Fundação Maria Emília, assinou, nesta quinta-feira (2), na sede da Fundação, os termos de compromisso do Programa de Incubação, que dará suporte a seis projetos inovadores em saúde até 2027. Essa iniciativa é a etapa seguinte do programa de pré-incubação, desenvolvido também em colaboração entre as duas instituições, que apoiou a transformação de ideias em produtos viáveis. Entre os projetos, há soluções que vão desde o apoio à reabilitação de pessoas com doenças raras até tecnologias que traduzem dados do sono para prontuários eletrônicos.
Para a reitora, Maria Luisa Carvalho Soliani, a iniciativa reafirma a missão da Bahiana de integrar ensino, pesquisa e extensão em benefício da comunidade. “A pesquisa é essencial porque complementa o ensino, conecta-se à extensão e contempla demandas reais da sociedade. Hoje celebramos uma conquista coletiva, que reforça nossa parceria com a Fundação Maria Emília e nossos pesquisadores”, destacou. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Atson Fernandes, o objetivo do programa é transformar ciência em produtos disponíveis no mercado, capazes de gerar impacto social e contribuir para o desenvolvimento da região: “É um projeto importantíssimo, que fomenta a cultura da ciência e mobiliza toda a comunidade acadêmica e científica da Bahiana para transformar conhecimento em soluções efetivas para a sociedade”.
A diretora-executiva da Fundação, Thamile Accioly, ressaltou a relevância da parceria, cujo resultado une ciência, saúde e educação para fortalecer o impacto social: “Investimos no empreendedorismo acadêmico porque ele pode transformar realidades, gerar tecnologia e até se tornar política pública. Temos muito orgulho desta parceria com a Bahiana, uma instituição de referência, que compartilha conosco o compromisso de investir em oportunidades transformadoras”.
Projetos contemplados:
● RehabRaras – Plataforma digital para apoiar a reabilitação de pessoas com doenças raras, cuidadores e profissionais de saúde.
● Connects – Tecnologia que traduz automaticamente dados do sono para prontuários eletrônicos.
● Negro Atlas de Dermatologia – Plataforma dedicada à dermatologia inclusiva, com foco em pessoas de pele escura.
● Mobile FuncionalPro – Aplicativo para aplicação de testes funcionais em saúde, seguindo equações validadas e diretrizes internacionais.
● LIS Control – Solução voltada à educação em saúde e controle da sífilis na atenção primária, com aplicativo para pacientes, profissionais e equipes de vigilância.
● Saúde Indígena Digital – Aplicativo e sistema web para apoiar profissionais na coleta, organização e análise de dados de saúde das populações indígenas.
Pesquisa e Inovação
Bahiana comemora 25 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana. Saiba mais.
25/09/2025
Pesquisa e Inovação
Seis propostas foram aprovadas, com apoio da Fundação Maria Emília, para transformar ideias inovadoras em soluções de impacto social no campo da saúde
16/09/2025
Pesquisa e Inovação
12/09/2025