Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Docente da Bahiana palestra sobre acolhimento familiar na doação de órgãos durante o Setembro Verde

Evento no Hospital São Rafael destacou a importância da abordagem humanizada no processo de doação de órgãos e tecidos.

compartilhe

A psicóloga e professora Maria Constança Velloso Cajado, docente do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, participou como palestrante do Curso de Morte Encefálica, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), realizado no Hospital São Rafael, no dia 24 de setembro.

A atividade integrou a programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Com o tema “Acolhimento e Entrevista Familiar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, a professora destacou a relevância da abordagem humanizada e empática no contato com as famílias durante esse momento delicado.

O curso foi voltado para a equipe multiprofissional de saúde envolvida no processo de doação, buscando fortalecer práticas baseadas no cuidado, no respeito e na escuta ativa — fundamentais para o sucesso das ações de captação de órgãos e para o apoio emocional às famílias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS