Notícias

Notícias

Simpósio sobre Bioética e Consumo de Substâncias Psicoativas promove reflexões sobre cuidado e redução de danos

Evento do curso de Odontologia da Bahiana reuniu especialistas para debater aspectos legais, clínicos e sociais do uso de drogas e suas implicações na formação em saúde.

compartilhe

O curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promoveu, no dia 13 de novembro, o simpósio remoto “O Consumo de Substâncias Psicoativas no Campo da Bioética – A sua formação capacita você para o cuidado com as pessoas que consomem drogas?”. A atividade, vinculada ao componente curricular Saúde Coletiva III, foi coordenada pelos professores Marlene Barreto Santos Miranda e Ricardo Araújo Silva, com apoio e protagonismo dos estudantes na organização e mediação das discussões. O encontro teve como objetivo estimular uma reflexão crítica sobre o papel dos profissionais de saúde diante das questões éticas e sociais que envolvem o uso de substâncias psicoativas.

Durante o encontro, especialistas de diferentes áreas contribuíram com reflexões sobre as dimensões éticas, legais e clínicas que envolvem o tema. O Juiz de Direito Gerivaldo Alves Neiva apresentou uma análise sobre os entraves jurídicos da descriminalização das drogas, enquanto o psicólogo Ed Carlos Faria destacou os desafios das políticas públicas de redução de danos no contexto da chamada “guerra às drogas”.

A programação contou ainda com a participação da cirurgiã-dentista Endy Lacet, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Canabinoide (SBOCAN), que abordou o uso terapêutico do canabidiol na odontologia, e do gestor de saúde mental Michel de Castro Marques, que ressaltou a importância de uma linguagem acessível e livre de preconceitos para ampliar o debate sobre a redução de danos. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS