Notícias
28/11/2025
“Enraíze-se com firmeza, mas seja flexível!”; “Cuide do que está ao seu redor”; “Aceite as estações da vida!”. Estas foram algumas das frases motivadoras da Árvore dos conselhos, elemento simbólico que marcou a confraternização do Centro de HTLV da Bahiana, realizada na manhã de 25 de novembro, no Campus Brotas. Com a temática “Viver é resistir e celebrar a vida”, o encontro reuniu pacientes, estudantes, docentes e profissionais de saúde que atuam no CHTLV. A programação foi iniciada com uma apresentação do Coral Canta Bahiana e com palavras dos estudantes e dos professores.
Segundo Valdemar Viana Neto, estudante do 9º semestre de Psicologia, a proposta da Árvore dos Conselhos reuniu quatro árvores. A primeira fala da coragem de permanecer e ensina que a raiz não treme em tempestades, ela aprende com os momentos difíceis, assim como os pacientes e os estudantes. A segunda árvore revela o desejo humano de alcançar a luz, vendo que, aos poucos, crescer é um gesto de humildade. A terceira árvore lembra que ninguém cresce sozinho. “O cuidado é uma teia que nos sustenta e precisamos de território, da comunidade, dos pacientes, dos profissionais e estudantes de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia. A quarta árvore é um recado silencioso: só escuta quem pausa, quem tenta ressonar o pensamento. A Árvore dos Conselhos é uma lição de vida, de existir com afeto, presença e profundidade”, declarou Valdemar. Para a coordenadora de Enfermagem do CHTLV, Aidê Nunes, professora do curso de Enfermagem da Bahiana, cuidar extrapola o técnico. “Cuidar é celebrar e proporcionar um momento de leveza para os cidadãos que nós cuidamos no cotidiano”, disse.
Este ano, integrou a programação da confraternização a IV ExporressignificArte, mostra que reúne trabalhos artísticos e de artesanato produzidos por pacientes do CHTLV. “A mostra nasceu a partir da iniciativa dos estudantes de enfermagem, a fim de motivar as pessoas a explorarem suas artes, porque o HTLV não as define, elas são muito mais que pacientes”, declarou a prof.ª Aidê Nunes. O membro da Associação HTLVida, Francisco Daltro Borges, ressaltou que a confraternização é um momento de manifestação de amor e gratidão. “Este é um momento de muita felicidade para nós, pacientes. Termos esse acolhimento aqui, na Bahiana, lugar que vemos como nossa segunda casa, é, para nós, muito importante. É um momento de manifestação de amor, carinho e de muita gratidão a essa equipe que sempre nos acolhe. Estou muito grato e feliz”, declarou.
Notícias
Entidade celebra 15 anos de fundação com evento marcado pelo tema “Árvore” e pela parceria com a Bahiana.
03/10/2025
Notícias
Habilitação foi concedida pelo Ministério da Saúde.
20/05/2025
Notícias
Evento de âmbito nacional congregou pesquisadores, gestores públicos, pacientes e sociedade civil de 27 estados brasileiros.
25/03/2025