Notícias

Notícias

Revista de Psicologia, Diversidade e Saúde alcança classificação A4 no Qualis CAPES

Periódico do Portal Bahiana Journals consolida trajetória de crescimento e avança ao longo dos ciclos avaliativos do Qualis CAPES.

compartilhe

A Revista de Psicologia, Diversidade e Saúde (RPDS), que integra o Portal de Periódicos Bahiana Journals, acaba de alcançar a classificação A4, junto ao sistema Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), um dos mais altos níveis de pontuação. Criada em 2010, a revista já teve as pontuações B4 (2013 - 2016), B1 (2017 - 2020) e, agora, A4 (2021 - 2024).

A coordenadora do Núcleo de Comunicação Científica (NUCC) e do Bahiana Journals, Prof.ª Dr.ª Juliana Goulardins explica que o sistema Qualis Periódicos, coordenado pela CAPES, é um instrumento utilizado na avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação no Brasil. Ele classifica os periódicos a partir de critérios que envolvem qualidade editorial, rigor do processo de avaliação por pares, regularidade de publicação, visibilidade, indexação e adoção de boas práticas em comunicação científica. Dentro dessa estratificação, o nível A representa o grupo superior do Qualis, reunindo periódicos que atendem a critérios mais rigorosos de qualidade científica e editorial. Esse nível é subdividido em A1, A2, A3 e A4, refletindo diferentes estágios de maturidade e consolidação das revistas.

"A reclassificação da RPDS contribui para o fortalecimento de seu posicionamento na comunidade científica, ampliando sua credibilidade como espaço de divulgação do conhecimento na área da saúde e valorizando a produção acadêmica vinculada aos programas de pós-graduação, particularmente o Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana.", declarou a editora-chefe da RPDS e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, Prof.ª Dr.ª Mônica Daltro. Prof.ª Dr.ª  Juliana Goulardins, ressalta que o reconhecimento também é resultado de um processo contínuo, sustentado pelo trabalho coletivo da equipe editorial, dos avaliadores e autores, "e pelo compromisso institucional com a integridade, a transparência e a qualificação da comunicação científica", finaliza.

NOTÍCIAS RELACIONADAS