Notícias
19/05/2026
O curso de Psicologia promoveu, no dia 14 de maio, o evento “Lutas em Saúde Mental: 25 anos da Reforma Psiquiátrica Brasileira – entre avanços, impasses e reinvenções do cuidado”, realizado no Campus Brotas. A iniciativa acadêmico-científica reuniu estudantes, docentes e profissionais da área de saúde para debater temas ligados à luta antimanicomial, à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e às políticas públicas de cuidado em saúde mental, em consonância com os princípios do SUS e do SUAS.
A programação contou com mesas temáticas, apresentações culturais e participação de representantes de serviços de saúde mental e assistência social. Durante a mesa “Clínica, subjetividade e marcadores sociais: quem está sendo cuidado?”, a professora Gabriela Silva destacou a importância de discutir saúde mental a partir das desigualdades estruturais do país. Segundo a docente, “temas como racismo, patriarcado e desigualdade social atravessam diretamente as políticas de cuidado e precisam ser considerados na construção de práticas mais humanizadas e inclusivas”.
Os estudantes também ressaltaram a relevância da formação crítica na área. A aluna Maíra Breuss, do 2º semestre de Psicologia, afirmou que “debates sobre relações étnico-raciais fortalecem a formação de futuros profissionais mais conscientes da realidade brasileira”. Já o estudante Davi Umbelino de Souza, do 1º semestre, destacou que “discutir saúde mental e diversidade amplia a capacidade de atuação dos psicólogos diante das diferentes experiências e contextos sociais da população”. O encerramento do evento contou com a apresentação cultural da Banda do CAPS Aristides Novis, além de uma feirinha com iniciativas ligadas à saúde mental e inclusão social.
Notícias
Evento reuniu discentes, docentes e convidados externos no Campus Brotas.
14/05/2025
Notícias
Evento ocorreu no Campus Cabula com a participação de docentes e discentes da graduação.
22/05/2024
Notícias
Evento aprofundou discussões e vivências das temáticas da XXIII MCC e promoveu ações de responsabilidade social para crianças, adolescentes e idosos de Salvador.
31/10/2023