Galeria de Fotos
27/09/2013
A 13ª Mostra Científica e Cultural da Bahiana (MCC) foi uma celebração  da ciência. Os participantes apresentaram aos convidados, visitantes,  alunos, professores e pesquisadores, 216 pôsteres, 124 apresentações  orais e nove atividades prático-vivenciais, além de ações de  responsabilidade social e interações com a sociedade, durante os dias 26  e 27 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula.
Além da alta produção cientifica, o sucesso da última edição da MCC  comprovou a sua longevidade. “O que é importante para a Bahiana não é  apenas lançar uma atividade, é conseguir mantê-la viva, crescente. O  grande mérito é estarmos hoje aqui na 13ª edição da Mostra, 9ª edição da  Jornada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (PIBIC) e III Fórum de Pesquisadores da Bahiana”, afirmou a coordenadora  de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, durante a abertura  do evento.
A programação de acolhimento também contou com a apresentação da Tropa  de Elite TCC, formada por alunos do curso de Fisioterapia. Orientados  pela Prof.ª Cristiane Dias, os integrantes da tropa contaram suas  experiências na construção do trabalho de conclusão de curso sob uma  perspectiva inovadora, priorizando a qualidade de vida do estudante.  “Essa é uma apresentação que o curso de Fisioterapia trouxe, que é  inserir o trabalho de construção do TCC desde o terceiro semestre e isso  é uma ação conjunta”, explicou a Prof.ª Cristiane Dias. Todos os  integrantes da Tropa participaram intensamente da programação da Mostra  com apresentações orais, pôsteres e estandes.
O sorteio para passagens destinadas a participações em congressos  científicos agraciou, este ano, a aluna Lailla Thayse Macedo Farias,  orientada pelas professoras Carina Oliveira Dos Santos e Cristiana Da  Costa Libório Lago, que apresentou o trabalho “Cuidados da Enfermagem e  Terapias Alternativas”. O outro sorteio contemplou as estudantes  Cristina Aires Brasil e Maria Luiza Veiga da Fonseca que, orientadas  pela Prof.ª Dra. Patrícia Lordelo, apresentaram o trabalho  “Eletroestimulação Trasncutânea Parassacral em Crianças com Bexiga  Hiperativa –  Comparação entre 2 e 3 sessões semanais”.
“Nós pensamos numa Mostra que permitisse aos cursos um trabalho mais   interativo com a população interna e externa. Priorizamos um diálogo  entre as ações e o espaço rico e diverso que a unidade acadêmica   possui. Vimos que esta interação entre a proposta da MCC e o espaço  favoreceu esta interatividade e deu mais vida ao evento em várias  perspectivas: melhor distribuição e aproveitamento dos trabalhos e  melhor distribuição das atividades nos diversos espaços”, explicou a  coordenadora técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana  (NAPP), Angélica Mendes. 
Há cinco anos na Bahiana, o projeto Anjos da Enfermagem foi homenageado  por seus 10 anos de atividades. Apresentado pela Prof.ª Thaís Calasans, o  grupo brincou e interagiu com o público e, das mãos de professores e da  coordenadora do curso, Prof.ª Maria de Lourdes Gomes Freitas, recebeu  placas comemorativas, marcando a década de trabalho. 
Ações sociais
Como já é tradição, a MCC recebeu grupos de idosos da casa Monte Alverne  e do Programa Candeal, crianças da Escola Municipal de Engomadeira,  além de adolescentes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, que  participaram de atividades lúdico-educativas relacionadas à saúde  preventiva. 
Os convidados puderam desfrutar de uma verdadeira feira de conhecimentos  com saúde e higiene bucal, uma “fantástica viagem do alimento através  do corpo humano”, palestras de educação sexual e atenção ao idoso.
“No final, saímos todos com o sabor de alegria e de termos presenciado a  realização de trabalhos acadêmicos e ações de responsabilidade social  muito importantes, em dois dias. Os estudantes e professores realizaram  um excelente trabalho, com uma vibração muito positiva, sentida por  todos, inclusive pela comissão organizadora”, celebrou Angélica Mendes.