Notícias

Notícias

BAHIANA PROMOVE I SIMPÓSIO DE PSICOLOGIA ANALÍTICA

compartilhe

Após encontro, interessados podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento Técnicas Artísticas na prática da Psicoterapia - Sob a Ótica da Psicologia Analítica de Carl G. Jung


Aproximações: saúde, arte e psicologia Junguiana. Este é o tema do I Simpósio de Psicologia Analítica da Bahiana, uma iniciativa da Coordenação de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento acontece nos dias 19 e 20 de março, na Unidade Acadêmica Nazaré – R. Frei Henrique, nº 8-B, Nazaré. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de março, nas secretarias de pós-graduação das Unidades Acadêmicas Brotas (Av. Don João VI, nº 275, Brotas) e Cabula (Av. Silveira Martins, nº 3386, Cabula) da Bahiana. 
 
O Simpósio não tem taxa de inscrição, entretanto cada participante deverá fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado à Casa da Criança Cardiopata. Mais informações nos telefones (71) 3276 8265 e (71) 3257 8206 e no site www.bahiana.edu.br.
 
O encontro é destinado a profissionais e estudantes da área de saúde e tem como principal objetivo desenvolver ações de capacitação para a utilização de técnicas artísticas e expressivas em práticas da psicoterapia, aplicando os conceitos junguianos em atividades individuais e em grupos.
 
Para os interessados em aprofundar mais os estudos em Psicologia Analítica, a Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, abre inscrições, no dia 22 de março, para o curso Técnicas Artísticas na prática da Psicoterapia – Sob a Ótica da Psicologia Analítica de Carl G. Jung. O programa conta com a realização de três cursos de qualificação profissional, com quatro módulos cada um, totalizando 120 horas. 
 
Programação Simpósio
 
O I Simpósio de Psicologia Analítica da Bahiana tem abertura às 19 horas do dia 19 de março (Sexta-feira) e vai contar com a apresentação dos músicos do “TERNO DE ÁS”; com uma atuação do diretor de teatro Paulo Cunha e com a palestra - A Arte: Imagens da Salvação (Tarsila X Oswald), que será ministrada pela especialista em Psicologia Analítica e mestra em Ciências da Religião, Ana Elizabeth Rabelo, com a participação da  bailarina e psicóloga Maria Fernanda Fernandez.
 
No sábado, as atividades têm início às 08h com a realização da mesa redonda Relações Humanas: Uma Leitura Simbólica, com a participação da psicóloga Juliana Vieira Sinay Neves que vai falar sobre a representação do arquétipo do Animus nos Contos de Fadas e do psicólogo Carlos Vinícius Melo que, na ocasião, fará a explanação QUIDAM (Cirque di Dolei): Uma Leitura Junguiana.
 
As atividades seguem com a palestra Saúde Mental e Psicologia Analítica: uma aproximação necessária que será apresentado pelo psicólogo junguiano, mestre em psicologia social e do trabalho e doutorando em Saúde Pública, José Henrique Miranda de Morais.
 
Na sequência, acontece a palestra O Processo de Individuação, com o psicólogo e especialista em Psicologia Analítica, Amauri Munguba Cardoso.
 
No final da manhã, acontece a segunda mesa redonda - Etapas da vida. A atividade vai contar com a participação da especialista em Psicologia Analítica e em Neuropsicologia, Maria Tutti Cabussú que, na ocasião, apresenta o tema, A Infância na Realidade Virtual. A mesa também vai contar com a participação da psicóloga clínica, sócia- diretora da clinica Psique,  Lucy Regis Lins com a abordagem Adolescência como rito de passagem e da psicóloga, especialista em Arteterapia e Psicoterapia Junguiana, Fabiana Pithon, com o tema A Cerimônia de Casamento como Rito de Passagem, dentro do segmento Jovem Adulto.
 
No turno da tarde, será realizado um momento cultural com o artista Daniel Dantas. Em seguida, os participantes vão assistir à palestra Depressão e Cultura: uma abordagem arquetípica, com o psiquiatra de orientação junguiana, Hermenegildo Oliveira dos Anjos.
 
A mesa redonda do turno da tarde traz um segundo momento para a temática Etapas da Vida, com a apresentação dos temas Adulto: A Metanóia, com a médica e mestre em Medicina Materno-Infantil, Ana Suely Vieira; Idoso: Puer-Senex, que será abordado pelo médico e diretor do Instituto Junguiano da Bahia, Carlos São Paulo; e Morte: o verdadeiro mistério humano, que será apresentado pela médica ginecologista e citopatologista, especialista em Psicologia Analítica, Simone Ganem Assmar Santos.
 
Para finalizar, Tiganá  músico e compositor nos brindará com algumas de suas composições.