NEAD promove seminário sobre a carreira de informata em saúde

O evento gratuito divulgou as oportunidades da área para a comunidade interna e externa.
16/12/2019

NEAD promove seminário sobre a carreira de informata em saúde

O Núcleo de Ensino a Distância da Bahiana – NEAD realizou o Seminário “Carreira em Informática em Saúde: perspectivas e oportunidades” com o objetivo de divulgar ao público as potencialidades da atuação do profissional em informática em saúde. “É uma carreira nova no Brasil, e a proposta é preparar os profissionais para a carreira de gestão da saúde em meio às demandas tecnológicas e de internet”, explica a coordenadora do evento, prof.ª Marta Menezes, que salienta a importância da carreira, pois, “o informata em saúde preenche uma lacuna do mercado de trabalho”. O evento gratuito aconteceu no dia 9 de dezembro, às 18h, no Campus Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com transmissão on-line e foi destinado a estudantes e profissionais da comunidade interna e externa.

O seminário abordou temáticas como a atuação do informata em saúde em serviços de atenção básica, as oportunidades de inserção e de formação do profissional de informática em saúde na telemedicina e a gestão em saúde como um campo de atuação do informata em saúde. Os professores Marta Menezes e Renato Sabbatini palestraram para os públicos presencial e on-line. O professor convidado Gustavo Bacelar também discursou por meio de uma transmissão on-line. Além disso, 100 participantes acompanharam o seminário a distância.

O estudante Rafael Lélis, do 10º semestre do curso de Medicina da Bahiana, esteve presente no evento e revelou que um dos motivos que o levaram a ingressar na graduação EAD em Informática em Saúde foi o fato de “a tecnologia auxiliar o profissional da área médica, por isso, a capacitação é essencial”. O aluno destaca que sempre se interessou pela área tecnológica e que, graças ao curso, poderá complementar os conhecimentos.

Já o professor Renato Sabbatini ressalta que o seminário encerrou com maestria as atividades didáticas referentes às tecnologias e informática em saúde. “Muitas pessoas não conhecem esse formato da área de saúde. Por isso, o debate sobre o mercado de trabalho e a formação desse profissional é fundamental”, pondera o professor que descreve os pilares da formação do informata em saúde: tecnologia, gestão organizacional e saúde humana.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936