Fisioterapia

Curso de Fisioterapia da Bahiana

Autorizado pelo Decreto nº. 70.183, de 01 de setembro de 1975, publicado no Diário Oficial da União de 02 de setembro de 1975. Reconhecido pela Portaria n° 01, de 06 de janeiro de 2012, publicado no Diário Oficial da União n° 06, de 09 de janeiro de 2012, seção 1, p.19/24.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Fisioterapia da Bahiana é um profissional generalista com espírito crítico, inovador e consciência cidadã. Tem sua formação centrada numa visão da assistência ampla, nos vários níveis de atenção à saúde, no rigor científico, no domínio dos parâmetros tecnológicos de leve e alta complexidade, aliados a uma sensibilidade humanística necessária às relações interpessoais e multiprofissionais, com atitudes, habilidades e competências para gerir suas funções e participar de equipes multi e interprofissionais.

Atuação profissional

Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, centros de saúde e reabilitação, empresas, clubes esportivos, domicílios, escolas, instituições de ensino e de pesquisa.

Estrutura

O curso de fisioterapia da Bahiana é um bacharelado que funciona no turno diurno, com 50 vagas semestrais. Está organizado em regime seriado semestral, distribuídos em nove semestres, em uma abordagem interdisciplinar por meio da articulação de conteúdos complementares e sequenciais. A carga horária total do curso é de 4.356 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares supervisionados na rede hospitalar, na rede básica, no atendimento em comunidade e clínica especializada. O desenho do curso de Fisioterapia da Bahiana tem a saúde como eixo transversal, considerada como um bem do homem, devendo ser tratada ao longo do curso por ciclos evolutivos da vida humana.

Diferencial

Sendo a prática mais de 60% da carga horária total do curso, com estágios iniciando-se no 5º semestre, como prática observacional e, a partir do 6º semestre, como atendimento supervisionado, os alunos saem mais preparados para a realidade do mercado de trabalho, devido ao grande contato e vivência com os pacientes. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) são vinculados às linhas de pesquisa do próprio curso, o que propicia uma experiência de iniciação científica valiosa capaz de desenvolver habilidades de raciocínio científico. Como toda a formação tem foco na responsabilidade social, os fisioterapeutas egressos do curso de fisioterapia da Bahiana destacam-se não só pelos conhecimentos técnico-científicos, mas também por sua postura humana, ética e transformadora.