Fisioterapia

Descubra tudo sobre a matriz curricular de fisioterapia!

Neste post, vamos falar tudo que você precisa saber sobre a matriz curricular de Fisioterapia. Continue lendo e descubra.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito) define a função do profissional de Fisioterapia, como o responsável de ações que visem à funcionalidade biopsicossocial do ser humano. Ou seja, ele promove a saúde do corpo e da mente, através do que aprendeu durante sua formação em Fisioterapia.

O bacharel em Fisioterapia é um profissional que serve formação específica para diagnosticar disfunções, avaliar, dar prognósticos e elaborar projetos de intervenção sem, todavia, prescrever tratamento medicamentoso.

O fisioterapeuta tem uma visão geral do corpo humano e, como em outras funções da área de saúde, estuda matérias como a Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Bioquímica, Neurociência e a Genética. Na matriz curricular de Fisioterapia, estuda-se também Cardiologia, Pediatria, Urologia, Ortopedia, Dermatologia, entre outras áreas.

Como funciona a matriz curricular de fisioterapia?

Com duração de, em média, quatro anos e meio, o curso de Fisioterapia capacita profissionais para atuarem na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade, com conhecimentos sobre disfunções orgânicas causadas por diversos fatores, envolvendo acidentes, malformações, distúrbios neurológicos, vícios posturais, problemas cardíacos e pulmonares, entre outros.

Alguns dos assuntos estudados no curso incluem: Anatomia Palpatória, Biomecânica e Cinesiologia, Fisioterapia em Pediatria/ na Saúde da Criança, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia em Neurologia, Fundamentos e História da Fisioterapia, Fisioterapia Dermatofuncional e em Estética, Fisioterapia Aplicada à Saúde do Trabalhador, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Aquática, além de Fisioterapia Desportiva/ na Saúde do Atleta, Bioimagem, Cinesioterapia, Ética e Bioética, Fisiologia do Exercício, Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, Hidroterapia, Histologia e Embriologia, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Primeiros Socorros, Psicologia em Saúde e Saúde Coletiva.

O que se estuda no curso de Fisioterapia?

A formação do fisioterapeuta, na BAHIANA, é norteada pelos princípios biopsicossociais,

bioéticos e humanísticos, buscando respeitar e atender às necessidades da população, considerando sua territorialidade.

Nessa perspectiva, o curso de Fisioterapia propõe uma formação que valoriza a inter-relação das três dimensões da realização humana: a pessoal, a profissional e a social.

Para tanto, trabalha coletivamente, destacando o envolvimento e a participação de seus segmentos, cujos valores são considerados imprescindíveis à formação de um perfil humano mais responsável, no qual a ética profissional é o centro de sua formação.

A sua matriz curricular de fisioterapia da Bahiana, apresenta quatro eixos norteadores, compostos por componentes curriculares que objetivam garantir um fluxo contínuo, integrado e de complexidade crescente. Os eixos norteadores são quatro:

Eixo I – Fundamentos Biológicos e Saúde

Composto por uma carga horária de cerca de 15% da carga horária total do curso, o
Eixo I objetiva apresentar ao aluno a fundamentação biológica e os conhecimentos básicos
da Embriologia, Histologia, Anatomia, Fisiologia, Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia do
Exercício e Patologia Humana, de forma integrada e inter-relacionando os conteúdos
constituintes do corpo humano e com complexidade crescente, permeando os três primeiros
semestres do curso.

Eixo II – Sociedade e Saúde

Composto por uma carga horária de, aproximadamente, 9% da carga horária total do curso, o Eixo II está inserido no primeiro ao quarto semestre do curso e visa abordar a ética profissional e os dilemas morais e éticos que permeiam a ação do profissional de saúde, bem como a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), desde a legislação, permeando a análise epidemiológica das situações de saúde e contemplando o estudo do processo saúde-doença e suas implicações sociais.

Nesse eixo, está contida a Prática Interprofissional em Saúde (Programa Candeal) que é constituído por grupos educativos instalados, respectivamente, no Distrito Sanitário de Brotas e no do Cabula, distritos onde estão situadas as unidades acadêmicas da BAHIANA, com um trabalho em Educação em Saúde voltado para a comunidade.
De acordo com as demandas do curso e a necessidade crescente de estabelecer momentos de discussões multiprofissionais, foram introduzidos, nesse eixo, os componentes de Práticas Interdisciplinares em Saúde, no sexto semestre, integralizando o Eixo de Sociedade e Saúde.

Eixo III – Fisioterapia: bases e práticas

Composto por uma carga horária de cerca de 58% da carga horária total do curso, o Eixo III é composto pelos componentes curriculares que norteiam a ação do fisioterapeuta, desde a legislação vigente da profissão, perpassando pela avaliação físicofuncional, pelos recursos fisioterapêuticos, até a atuação do profissional na saúde da criança, do adolescente, do homem, da mulher e do idoso, a especificidade do doente crítico e, por fim, contemplando a capacitação e treinamento do estudante para a atuação profissional, em complexidade crescente.

Eixo IV – Produção do Conhecimento Científico em Saúde

O Eixo IV propõe componentes que, de forma crescente no curso, instrumentalizam o aluno para a pesquisa científica, de forma orientada, até o trabalho final de conclusão de curso. No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno é assistido desde o terceiro semestre até a finalização, no oitavo semestre. Os componentes TCC I, II e III, estão vinculados aos grupos de pesquisa do curso, bem como aos professores orientadores.

Gostou? Então saiba mais sobre Fisioterapia fazendo o download do E-book 10 Dicas para ser um fisioterapeuta de sucesso!