Fisioterapia

Fisioterapia

Descubra tudo sobre a matriz curricular de fisioterapia!

Descubra tudo sobre a matriz curricular de fisioterapia!

Neste post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a matriz curricular de Fisioterapia. Continue lendo e descubra.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito) define o profissional de Fisioterapia como responsável por ações que visem à funcionalidade biopsicossocial do ser humano. Ou seja, ele promove a saúde do corpo e da mente com base nos conhecimentos adquiridos durante sua formação.

O bacharel em Fisioterapia é um profissional com formação específica para diagnosticar disfunções, realizar avaliações, emitir prognósticos e elaborar projetos de intervenção, sem, no entanto, prescrever tratamentos medicamentosos.

O fisioterapeuta tem uma visão geral do corpo humano e, como em outras funções da área de saúde, estuda matérias como Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Bioquímica, Neurociência e  Genética. Na matriz curricular de Fisioterapia, estuda-se também Cardiologia, Pediatria, Urologia, Ortopedia, Dermatologia, entre outras áreas.

Como funciona a matriz curricular de Fisioterapia?

Com duração média de quatro anos e meio, o curso de Fisioterapia capacita profissionais para atuarem na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo e da comunidade. A formação inclui conhecimentos sobre disfunções orgânicas causadas por diversos fatores, como acidentes, malformações, distúrbios neurológicos, vícios posturais e problemas cardíacos e pulmonares, entre outros.

Alguns dos assuntos estudados no curso incluem: Anatomia Palpatória, Biomecânica e Cinesiologia, Fisioterapia em Pediatria/ na Saúde da Criança, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia em Neurologia, Fundamentos e História da Fisioterapia, Fisioterapia Dermatofuncional e em Estética, Fisioterapia Aplicada à Saúde do Trabalhador, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia e Fisioterapia Aquática, além de Fisioterapia Desportiva/ na Saúde do Atleta, Bioimagem, Cinesioterapia, Ética e Bioética, Fisiologia do Exercício, Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, Hidroterapia, Histologia e Embriologia, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Primeiros Socorros, Psicologia em Saúde e Saúde Coletiva

O que se estuda no curso de Fisioterapia?

A formação do fisioterapeuta, na Bahiana, é norteada pelos princípios biopsicossociais, bioéticos e humanísticos, buscando respeitar e atender às necessidades da população, considerando sua territorialidade.

Nessa perspectiva, o curso de Fisioterapia propõe uma formação que valoriza a inter-relação entre as três dimensões da realização humana: a pessoal, a profissional e a social. Para isso, atua de forma coletiva, destacando o envolvimento e a participação de seus diversos segmentos, cujos valores são considerados essenciais para a formação de um perfil humano mais responsável, no qual a ética profissional ocupa um lugar central.

A matriz curricular de Fisioterapia da Bahiana apresenta quatro eixos norteadores, compostos por componentes curriculares que objetivam garantir um fluxo contínuo, integrado e de complexidade crescente. Os eixos norteadores são quatro:

Eixo I – Fundamentos Biológicos e Saúde

Composto por uma carga horária de cerca de 15% da carga horária total do curso, o
Eixo I objetiva apresentar ao aluno a fundamentação biológica e os conhecimentos básicos da Embriologia, Histologia, Anatomia, Fisiologia, Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia do Exercício e Patologia Humana, de forma integrada e inter-relacionando os conteúdos constituintes do corpo humano, com complexidade crescente, permeando os três primeiros semestres do curso.

Eixo II – Sociedade e Saúde
Composto por uma carga horária de, aproximadamente, 9% da carga horária total do curso, o Eixo II está inserido no primeiro ao quarto semestre do curso e visa abordar a ética profissional e os dilemas morais e éticos que permeiam a ação do profissional de saúde, bem como a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), desde a legislação, permeando a análise epidemiológica das situações de saúde e contemplando o estudo do processo saúde-doença e suas implicações sociais.

Neste eixo, está contida a Prática Interprofissional em Saúde (Programa Candeal) que é constituído por grupos educativos instalados, respectivamente, no Distrito Sanitário de Brotas e no do Cabula, distritos onde estão situadas as unidades acadêmicas da Bahiana, com um trabalho em Educação em Saúde voltado para a comunidade.

De acordo com as demandas do curso e a necessidade crescente de estabelecer momentos de discussões multiprofissionais, foram introduzidos, nesse eixo, os componentes de Práticas Interdisciplinares em Saúde, no sexto semestre, integralizando o Eixo de Sociedade e Saúde.

Eixo III – Fisioterapia: bases e práticas

Composto por uma carga horária de cerca de 58% da carga horária total do curso, o Eixo III é composto pelos componentes curriculares que norteiam a ação do fisioterapeuta, desde a legislação vigente da profissão, perpassando pela avaliação físico–funcional, pelos recursos fisioterapêuticos, até a atuação do profissional na saúde da criança, do adolescente, do homem, da mulher e do idoso, a especificidade do doente crítico e, por fim, contemplando a capacitação e o treinamento do estudante para a atuação profissional, em complexidade crescente.

Eixo IV – Produção do Conhecimento Científico em Saúde

O Eixo IV propõe componentes que, de forma crescente no curso, instrumentalizam o aluno para a pesquisa científica, de forma orientada, até o trabalho final de conclusão de curso. No Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o aluno é assistido desde o terceiro semestre até a finalização, no oitavo semestre. Os componentes TCC I, II e III, estão vinculados aos grupos de pesquisa do curso, bem como aos professores orientadores.

Gostou? Então saiba mais sobre Fisioterapia fazendo o download do E-book 10 Dicas para ser um fisioterapeuta de sucesso!