Fisioterapia

Fisioterapia

Saiba o que faz e qual o perfil do fisioterapeuta

019-Saiba-o-que-faz-e-qual-o-perfil-do-fisioterapeuta.jpeg

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região (Crefito) define a função do profissional fisioterapeuta como o responsável por ações que visem a funcionalidade biopsicossocial do ser humano. Ou seja, ele promove a melhora funcional do movimento, logo, a saúde do corpo e da mente através do que aprendeu durante sua formação em Fisioterapia.

Para tal, esse profissional estuda a função do movimento humano, restauração de funções, sistemas e órgãos lesionados, de uma maneira humanista, voltado ao cuidado do ser humano como um todo, corpo e mente.

O fisioterapeuta é um profissional de visão ampla que não precisa dominar somente técnicas para melhorar disfunções. Ele não deve tratar seu paciente como um caso isolado ou apenas focar em determinado distúrbio, mas desenvolver, ao máximo, seu potencial físico diante de uma limitação. Leia o post e saiba mais sobre o perfil e a atuação do fisioterapeuta!

 

O que um fisioterapeuta faz?

É importante saber exatamente quais funções são exercidas pelo profissional de fisioterapia. Entre elas, estão:

  • Coleta e interpretação de dados para a construção de diagnóstico da função do movimento de características limitantes;
  • Solicitação e avaliação de exames e avaliação dos exames complementares necessários para auxílio em diagnóstico fisioterapêutico;
  • Identificar os níveis da disfunção e elaborar os diagnósticos fisioterapêuticos;
  • Planejar tratamentos fisioterapêuticos;
  • Utilizar recursos e técnicas fisioterapêuticas aprendidas;
  • Atuar em questões fisioterapêuticas de atenção primária, secundária e terciária de saúde;
  • Emitir laudos e atestados fisioterapêuticos;
  • Prestar consultoria na respectiva área de atuação;
  • Ministrar palestras ou aulas na respectiva área de atuação;
  • Elaborar, desenvolver e executar projetos de pesquisa;
  • Gerir serviços de saúde públicos e privados;
  • Promover a saúde de forma multiprofissional;
  • Estar sempre atualizado sobre as novidades tecnológicas que auxiliam na profissão.

No que um fisioterapeuta pode atuar?

Vamos falar sobre as principais áreas nas quais um profissional de fisioterapia pode atuar.

Fisioterapia Preventiva

O fisioterapeuta atua diminuindo a tensão muscular, prevenindo lesões e amenizando dores e limitações de doenças articulares. Para isso, propõe exercícios e atividades funcionais especializadas para relaxamento dos músculos e correção de postura.

Fisioterapia na Saúde do Trabalhador

Orienta profissionais em relação à prevenção e à promoção da saúde no trabalho. O fiosioterapeuta dessa área pode realizar consultoria, avaliação ergonômica e postural, além de programas que incluem a ginástica laboral para evitar lesões por esforço repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e doenças ocupacionais, melhorando a qualidade de vida do trabalhador.

Além da prevenção de doenças e da promoção da saúde, a ginástica laboral está relacionada ao alívio do estresse e à melhora da postura, além de estimular os profissionais para um  melhor desempenho e produtividade. A prevenção e diminuição dos acidentes de trabalho também são pontos importantes para a adoção da ginástica laboral.

Fisioterapia Desportiva

O fisioteraputa dessa área acompanha atletas de alto rendimento, amadores e equipes esportivas em competição, estando diretamente ligado às necessidades específicas dos praticantes de esporte. Pessoas que praticam esportes são expostas a condições de sobrecarga óssea e muscular mais frequentemente devido à sobrecarga óssea e muscular. Por esse motivo, os atletas estão mais propensos a essas lesões.

Além de tratar uma lesão que já ocorreu, esse profissional também realiza avaliações frequentes, para prevenir o retorno e fazer o acompanhamento de lesões crônicas. Em geral, os transtornos mais comuns entre os esportistas são: tendinites, lesões de ligamentos, contusões, distensões, entorses, luxações e fraturas.

Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia

Nessa área, atua no tratamento dos músculos e ossos, tendo como objetivo corrigir deformidades, aliviar a dor, fortalecer, restabelecer funções e prevenir novas lesões motoras. As indicações são para tendinites, bursites, entorses, fraturas, contraturas, pré e pós-operatório, problemas nos membros superiores (mão, punho, cotovelo e ombro), membros inferiores (pé, tornozelo, pernas, joelho e quadril), tronco e coluna.

Fisioterapia Neurofuncional

Conhecida como fisioterapia neurológica, essa área está ligada ao tratamento de doenças do sistema nervoso, que levam a distúrbios motores, cognitivos e/ou neurológicos, visando, a partir de exercícios especializados, melhorar a força, a coordenação motora e o equilíbrio. Assim,  é possível obter progressos e/ou minimizar deficiências de doenças como a paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (derrame) e esclerose múltipla.

O objetivo da reabilitação é restaurar a identidade social de pacientes que sofreram lesões no tronco cerebral, córtex, medula espinhal, nervo periférico, músculo e junção neuromuscular. O tratamento previne futuras deformidades e agravamentos, normaliza o tônus postural, melhora habilidades cognitivas e de memória, trabalha o processo de reintegração social, orientando o paciente e sua família sobre os cuidados devidos na recuperação.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o fisioterapeuta gerencia o funcionamento do sistema respiratório e dos músculos respiratórios, pois é crucial que as vias aéreas do paciente estejam sem secreção e permitam a adequada aeração. É feita também a partir  da monitorização constante dos gases pulmonares e  dos aparelhos de suporte. O fisioterapeuta trabalha também para manter a força dos músculos, reduzir a retração de tendões e minimizar vícios de posturas que podem provocar úlceras de pressão e contraturas.

Nessa perspectiva, a fisioterapia auxilia na manutenção das funções vitais dos diversos sistemas corporais. Isso porque contribui para o tratamento e a prevenção de doenças pulmonares, cardiovasculares, circulatórias e musculares, o que reduz os riscos de complicações clínicas.

Pilates

O Pilates é um recurso fisioterapêutico e não uma especialidade, podendo ser usado em todas as áreas de atuação. Ele consiste em exercitar e relaxar o corpo, usando cinesioterapia, contrologia, equilíbrio e força muscular. No Brasil, profissionais de fisioterapia, dança (com nível superior) e educação física estão aptos para ensinar Pilates, pois suas  formações abrangem amplo conhecimento acerca dos movimentos corporais, garantindo uma prática da atividade de forma segura.

As academias e os estúdios exigem que o fisioterapeuta tenha feito o curso para ministrar as aulas.

Acupuntura

Essa técnica da medicina tradicional chinesa busca manter mente e corpo em equilíbrio. O fisioterapeuta, em função do seu amplo conhecimento sobre o corpo humano, pode tornar o método ainda mais eficaz.

A acupuntura trabalha com a estimulação do organismo como um todo, para que haja melhora das funções naturais. Agulhas são usadas em pontos específicos, proporcionando o equilíbrio dessas funções e reduzindo dores e tensões. O tratamento é bastante recomendado para a minimização dos sintomas de lesões e doenças.

Todo profissional graduado na área de saúde pode exercer a profissão de acupunturista. Devido ao amplo conhecimento osteomuscular e neuromotor inerente à formação, os fisioterapeutas têm grande adesão à técnica.

 

Por que estudar Fisioterapia na Bahiana?

Autorizado em 1975 e reconhecido em 2012, o curso de Fisioterapia da Bahiana é um bacharelado, funciona no turno diurno e tem 50 vagas semestrais. É ministrado em nove semestres com uma carga horária de 4.356 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas e estágios curriculares. O curso destaca-se por ter mais de 60% da sua carga horária voltada à prática, com estágios observacionais a partir do 5º semestre e atendimento supervisionado a partir do 6º semestre.

Como toda a formação tem foco na responsabilidade social, os fisioterapeutas egressos do curso de Fisioterapia da Bahiana destacam-se não só pelos conhecimentos técnico-científicos, mas também por sua postura humana, ética e transformadora, além do espírito empreendedor.

O profissional formado no curso de Fisioterapia da Bahiana é um profissional generalista com espírito crítico, inovador e consciência cidadã. Tem sua formação centrada numa visão da assistência ampla, nos vários níveis de atenção à saúde, no rigor científico, no domínio dos parâmetros tecnológicos de leve e alta complexidade, aliados a uma sensibilidade humanística necessária às relações interpessoais e multiprofissionais, com atitudes, habilidades e competências para gerir suas funções e participar de equipes multi e interprofissionais.