Fisioterapia

Fisioterapia é na escola de saúde cinco estrelas. Saiba por quê.

022-Fisioterapia-é-na-escola-de-saúde-cinco-estrelas-Saiba-por-quê..jpeg

A profissão de fisioterapeuta é uma das mais novas da área da saúde: sua regulamentação foi feita apenas em 1969, apesar de a atividade já existir há bastante tempo. Reconhecido por sua excelência em ensino e mais de quatro décadas de tradição, o curso de Fisioterapia da Bahiana responde pela formação de grande parte dos fisioterapeutas do estado.

Conheça alguns dos motivos pelos quais centenas de profissionais da área escolheram estudar na escola de saúde cinco estrelas.

Aprendizado na prática

O curso de Fisioterapia da Bahiana destaca-se por sua expressiva carga horária prática, que compõe mais de 70% do programa. A prática vivencial é transversal em toda a formação. Na Bahiana, os estágios se iniciam mais cedo – o que proporciona ampla vivência prática e mais segurança aos futuros fisioterapeutas!

Para que os alunos tenham contato direto com a vivência profissional, a Bahiana dispõe de uma Clínica de Fisioterapia, localizada no bairro de Brotas, onde são realizados atendimentos à população de forma gratuita.

Além de dinamizar o ensino, esse espaço permite que as pessoas também sejam beneficiadas, pois a clínica assiste aos usuários do SUS. A partir desse contato com a comunidade, os alunos da Bahiana são instruídos segundo as Políticas de Humanização do SUS, que são fundamentais para um tratamento eficaz.

Os estágios e as aulas práticas na clínica incluem vivências em Fisioterapia Aquática, Fisioterapia em Uroginecologia, além das tradicionais áreas de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Ortopedia. O novíssimo estúdio de Pilates dá suporte a aulas práticas e também atende à comunidade interna e externa. Os estágios em hospitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades técnicas para que o profissional possa trabalhar nos principais centros de saúde do estado.

Imagine, também, estudar em uma instituição em que você pode participar de projetos de extensão e de responsabilidade social desde o início do curso, com a supervisão de professores altamente qualificados. Na Bahiana é assim: os programas atendem diretamente à comunidade e enriquecem a formação do futuro fisioterapeuta.

A vocação pelo conhecimento é outro importante alicerce do curso de Fisioterapia da Bahiana, reconhecido pelos incentivos à pesquisa e por sua expressiva produção científica. A Revista Pesquisa em Fisioterapia da Bahiana está entre as cinco revistas de Fisioterapia mais acessadas do país.

Diversas formas de atuação

A atuação do fisioterapeuta é cada dia mais vasta: ele pode estar presente em processos pré e pós-operatórios, na área cardiovascular, na fisioterapia respiratória, na UTI e até na área estética, além de diferentes níveis de atenção à saúde – primária, secundária e terciária, desde a promoção, prevenção até a reabilitação.

Essa diversidade faz com que os fisioterapeutas que detêm experiências relacionadas a outras áreas de saúde e capacidade de se adaptar a diferentes cenários (como comunidade, clínicas, hospitais, centros de saúde e pesquisa etc.) destaquem-se na profissão.

A Bahiana tem um projeto pedagógico que visa formar um profissional generalista, apto a trabalhar em diversas áreas da profissão. A formação conta com a supervisão de professores especializados, destacados no mercado do trabalho. O alinhamento entre o aprendizado teórico e a prática é uma das premissas do curso.

Como ingressar

Existem muitas maneiras para chegar ao curso de Fisioterapia da Bahiana – e você pode escolher a que melhor se adapta às suas possibilidades.

Processo Seletivo Formativo

Mais do que um vestibular, a Bahiana propicia aos candidatos uma experiência vivencial – na qual é possível discutir situações da Fisioterapia e identificar habilidades pessoais, além de conhecer os futuros colegas de curso e professores.

Transferência Externa e Matrícula Especial

A Bahiana disponibiliza vaga para alunos de outras instituições de ensino em saúde e portadores de diploma.

ENEM

Seleção com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

PROSAE – Programa Saúde e Educação

Esse programa foi elaborado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior. Para tanto, o PROSAE oferece 50% de desconto nas mensalidades a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Quer saber mais sobre as formas de ingresso no nosso curso de Fisioterapia? Fale conosco!