Quanto ganha um fisioterapeuta?

028-Quanto-ganha-um-fisioterapeuta-.jpeg

Saiba quanto ganha um fisioterapeuta, qual a  remuneração média de início de carreira e como está o mercado de trabalho para essa profissão.

Com um mercado que permite uma diversidade de escolhas, o fisioterapeuta pode ter sua própria clínica ou consultório, além de trabalhar em hospitais, prefeituras, clínicas, academias, spas, empresas (promovendo a saúde dos trabalhadores), assistência em domicílio, centros de estética, entre outras possibilidades. Esses diferentes campos de atuação também interferem na remuneração que esse profissional pode receber.

A área de saúde que estuda, previne, diagnostica e trata distúrbios, doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do organismo humano, tem um ganho intermediário na faixa de R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês. Mesmo com o piso salarial em torno de R$ 2.500 para uma carga horária semanal de 30 horas (conforme estabelecido pela Lei 8.856/94), o profissional que busca qualificação, através de cursos de especialização, participação em seminários e congressos pode ganhar até R$ 12 mil no auge da carreira (que, geralmente, é alcançado após cinco ou seis anos de exercício da profissão).

Segundo a pesquisa salarial da Catho, site brasileiro de classificados de empregos, a média salarial nacional do fisioterapeuta muda de acordo com sua área de atuação. Um fisioterapeuta hospitalar, por exemplo, ganha em média R$ 2.198, enquanto um fisioterapeuta do trabalho ganha R$ 2.431 no início da carreira.

Para fisioterapeutas que trabalham como autônomos, existe uma tabela de referência divulgada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), estabelecendo os valores mínimos a serem praticados para diversos serviços de fisioterapia.

• Consulta fisioterapêutica hospitalar, ambulatorial ou domiciliar: R$ 58
  • Análise cinemática do movimento: R$ 117
  • Teste de esforço cardiopulmonar com determinação do limiar anaeróbio: R$ 136
  • Plantão do fisioterapeuta em Unidades de Terapia Intensiva, Semi-Intensiva ou de Pronto Atendimento de Urgências e Emergências, por paciente a cada 12 horas: R$ 136
  • Pilates – individual: R$ 58 por hora

O fisioterapeuta ainda tem a possibilidade de atuar no setor público, através de concursos específicos para essa profissão. A maioria dos cargos oferecidos nesses concursos são para hospitais, centros médicos e universidades, e as remunerações podem chegar a R$ 8 mil, a depender da vaga.

Como todo profissional, o sucesso na carreira de um fisioterapeuta depende do diferencial que ele apresenta e que pode ser conquistado por meio do aprendizado de novas técnicas específicas e de aprimoramento. Outra forma de conseguir maior remuneração é trabalhar em setores públicos e hospitais ou na linha profissional de gestão.

Quer saber mais sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário! ????