Ilhas de plástico

Ilhas de plástico

Banner Site Ilha Plastico


As Ilhas de Plástico nos Oceanos

As ilhas de plástico são imensos aglomerados flutuantes de microplásticos que se formam nos oceanos. Este fenômeno ocorre devido à convergência entre a vasta quantidade de resíduos, principalmente plásticos, produzidos e descartados de forma inadequada pela sociedade contemporânea e a influência de certas correntes marinhas que geram vórtices, conhecidas como correntes rotativas ou circulares.

O plástico é um material que utilizamos em abundância em nossa vida cotidiana e leva aproximadamente 450 anos para se degradar. Atualmente, várias dessas ilhas de plástico estão dispersas nos oceanos. As cinco maiores estão distribuídas da seguinte forma: duas no oceano Pacífico, duas no Atlântico e uma no Índico. Curiosamente, essas áreas coincidem com os cinco maiores vórtices oceânicos. A maior delas é a do Pacífico Norte, cobrindo uma área de 1,6 milhões de km² e composta por cerca de 80.000 toneladas de plástico que a cada dia só faz crescer.

O impacto ambiental dessas ilhas é imenso! Ele afeta não apenas a vida marinha, mas também a saúde humana. Muitos animais marinhos encontram um trágico destino ao ficarem presos nas ilhas ou ao ingerirem os resíduos de plástico que nelas se acumulam. Se um animal sobrevive após essa ingestão, os resíduos de plástico entram na cadeia alimentar marinha chegando, em última instância, à mesa dos seres humanos. Isso pode resultar em um processo conhecido como bioacumulação que causa sérios danos à saúde humana.

Para entender melhor sobre a gravidade desse problema socioambiental e as suas consequências, recomendamos os materiais abaixo:

Vídeos Informativos:

 

Artigos e Blog posts: