Iniciação Científica e Tecnológica

Iniciação Científica e Tecnológica

Bahiana Banner Novo Site Iniciacao Cientifica


Todos os alunos de graduação da Bahiana que desejem ingressar na área da pesquisa e desenvolver o pensamento científico podem aderir aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica.

Confira como ingressar na Iniciação Científica (IC) e na Iniciação Tecnológica (IT): 

Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica (NICTEC)
O Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica, setor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa,  Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, foi criado para estimular e acompanhar os alunos da graduação no processo de investigação científica e de inovação tecnológica, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBIT) e do Programa Institucional Iniciação Científica e Tecnológica Voluntária (PICV/PITV).

Dentre os objetivos do NICTEC, estão:

  • estimular o espírito crítico e investigativo dos futuros profissionais de saúde;
  • despertar a vocação científica e o incentivo aos talentos potenciais entre os graduandos;
  • proporcionar aprendizagem teórica e prática no desenvolvimento de um projeto de pesquisa científica ou tecnológica;
  • contribuir para a formação de recursos humanos, para a pesquisa e inovação;
  • promover integração da graduação com a pós-graduação;
  • gerar novos conhecimentos no âmbito acadêmico.


A Bahiana dispõe de três modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica (IC/IT): 

  • IC/IT Voluntária: o aluno não receberá remuneração financeira, entretanto, desfrutará de todos os benefícios acadêmicos e científicos relativos ao trabalho, inclusive certificação comprobatória.
  • IC/IT Bolsista: o aluno recebe uma bolsa financiada, que poderá ser oriunda de fontes de fomento de pesquisa e instituições parceiras, vinculadas aos projetos de pesquisa aplicados pelos docentes ou ainda concedida por política de concessão de bolsas da própria instituição.


Os alunos interessados ingressam, exclusivamente, por seleção via edital (bolsistas) ou chamada (voluntário), disponibilizado aqui em nosso site, baseado nas exigências dos órgãos de fomento para a realização de pesquisas.

  • IC Júnior: voltado para o aluno do ensino médio, consiste em projetos desenvolvidos por professores orientadores da Bahiana, por meio de concessão de cota institucional e do CNPq. Atualmente, os estudantes são selecionados a partir de uma parceria da instituição com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) da Secretaria de Educação da Bahia.


Contamos também com o Espaço Virtual da Iniciação Científica no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Bahiana. Nesta sala virtual, estudantes e professores vinculados aos Programas terão acesso às orientações gerais da IC/IT, além de informações e esclarecimentos a respeito dos trâmites acadêmicos do Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica – NICTEC, com a vantagem da qualidade das ferramentas digitais que se encontram disponíveis em nossa instituição.



Comitê de Iniciação Científica da Bahiana

 
O Comitê de Iniciação Científica da Bahiana, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, foi criado para apoiar o Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica (NICTEC) nos processos seletivos de projetos submetidos aos Editais de Bolsas PIBIC/IT e à Chamada de Iniciação Científica Voluntária, bem como nas atividades anuais da Jornada de Iniciação Científica. O Comitê de IC da Bahiana é coordenado pelo prof. Atson Fernandes, presidido pela prof.ª Thaís Calasans e composto por docentes da instituição, discriminados por áreas de conhecimento do âmbito da saúde, conforme a seguinte apresentação.


PRESIDENTE DO COMITÊ DE IC

Maria Thaís de Andrade Calasans

MEDICINA
Luana Leandro Góis
Lucíola Maria Lopes Crisóstomo | Kátia Nunes Sá
Maria Fernanda Rios Grassi | Iza Cristina Salles de Castro
Carolina Villa Nova Aguiar

EDUCAÇÃO FÍSICA
Hélio José Bastos Carneiro de Campos | Ciro Oliveira Queiroz

BIOMEDICINA
Cínthia Vila Nova Santana | Adriano Costa de Alcântara

ODONTOLOGIA
Leila Brito de Queiroz Ribeiro | Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões
Alena Peixoto Medrado | Andrea Nóbrega Cavalcanti

ENFERMAGEM
Maria Thaís de Andrade Calasans | Max José Pimenta Lima

PSICOLOGIA
Gustavo Marcelino Siquara | Nara Cortes Andrade
Maria Constança Velloso Cajado

FISIOTERAPIA
Bruno Teixeira Góes | Eulália Silva dos Santos Pinheiro



Editais e Chamadas PIBIC



Formulários

INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA
Relatório Técnico Parcial
Relatório Técnico Final

 

Saiba mais e faça parte: