Laboratórios de Ensino - Campus Cabula

Laboratórios de Ensino - Campus Cabula

Pavilhão I

Laboratório 01
Dispõe de microscópios distribuídos em bancadas. Neste laboratório, o discente amplia o conhecimento teórico-prático em citopatologia, parasitologia e hematologia a partir do manuseio de microscópios para o estudo de lâminas.

Laboratório de Habilidades 01
Odontologia
Laboratório destinado a aulas práticas de Dentística, Próteses e Estética. Neste laboratório, o discente desenvolve competências procedimentais de reabilitação bucal com manequins que simulam o paciente. Um laboratório equipado com fotopolimerizador, vibrador e cortador de gesso, amalgamador e delineador, além de equipos odontológicos com refletores instalados em bancadas apropriadas para o treinamento respectivo.

Laboratório de Habilidades 02 – Fisioterapia
Laboratório no qual o discente irá desenvolver competências para práticas corporais e sensoriais de autocuidado, investigar o movimento humano, realizar consulta fisioterapêutica; identificar, manusear e aplicar recursos e agentes eletrofísicos. Neste espaço, são também realizadas práticas de terapia manual e cinesioterapia.

Laboratório de Habilidades 03
Simulação Realística
Neste laboratório, o discente desenvolve, elabora e executa práticas ambulatoriais e hospitalares. O espaço é dividido em cinco salas, sendo duas salas de espelho, equipadas com insumos, instrumentos, materiais permanentes e manequins específicos que simulam situações realísticas.

Laboratório 02
Laboratório destinado às atividades práticas de fundamentos microscópicos biomorfofuncionais. Neste laboratório, o discente reconhece os aspectos teciduais do corpo humano por meio de metodologias ativas e com o uso de tecnologias de informática e comunicação (TICs). O espaço contempla TV de 70’’ com resolução 4K para acesso ao Histology Guide, além de estrutura física com mesas e cadeiras que permitem configurações variáveis de montagem para a gamificação e aplicação de Team Based Learning (TBL).


Pavilhão II

Laboratório 01
Laboratório ideal para aulas práticas de Microbiologia, Parasitologia, Hematologia ou qualquer outra atividade que demande o uso de chama com bicos de Bunsen e microscópios, pois ambos podem ser adaptados e distribuídos nas 4 bancadas disponíveis. Além dessa versatilidade, o espaço conta com equipamentos, como centrífuga, banho-maria, espectrofotômetro, estufas microbiológicas e pias para técnicas de coloração. Nesse ambiente, o discente fortalece competências específicas para o diagnóstico laboratorial de doenças.

Laboratório 02
Este laboratório dispõe de bancadas ideais para práticas que utilizam buretas, balanças analítica e semianalítica, centrífugas, bomba a vácuo, pHmetro, contador de colônia bacteriana e microscópios estereoscópicos (lupa). Esses equipamentos, aliados ao conhecimento teórico e prático, possibilitam ao discente aprimorar os seus conhecimentos em ciências naturais, como a Física, Química e Biologia.


Laboratório 03
Anatomia Humana
Este laboratório dispõe de peças anatômicas sintéticas que auxiliam no aprendizado do discente sobre Anatomia Humana, sedimentando importantes competências que serão essenciais no decorrer da vida acadêmica e profissional.

 

Laboratório 04
Anatomia Humana
O laboratório dispõe de peças anatômicas humanas, sintéticas e cadavéricas que auxiliam no aprendizado do discente sobre Anatomia do Corpo Humano e seus sistemas, ampliando os conhecimentos que serão utilizados no decorrer da vida acadêmica e profissional.


Laboratório 05
O laboratório dispõe de equipamentos, como analisador bioquímico, espectrofotômetro, centrífuga, balanças (analítica e semianalítica), banho-maria, estufa (para amostragem do seu funcionamento), microscópios e pias adequadas para técnica de coloração, sendo ideal para aulas práticas que realizem testes bioquímicos, práticas de imunologia, pesagem de substâncias, coleta sanguínea, leitura de lâminas e/ou qualquer outra que necessite desses equipamentos e materiais. Laboratório voltado para o desenvolvimento de competências analítico-laboratoriais.

Laboratório de Habilidades 01
Odontologia
Laboratório destinado a aulas práticas de Radiologia, Ortodontia e Implantodontia. Neste laboratório, o discente desenvolve habilidades práticas voltadas para Estética facial e do sorriso, inclusive quanto ao exame de imagens. Este espaço contempla uma antessala com aparelho radiográfico destinado ao estudo do diagnóstico de patologias bucodentofaciais.

Laboratório Morfofuncional – prof.ª Maria Suzana Vasconcelos de Araújo
Espaço destinado ao autoaprendizado orientado, contando com vasto acervo de modelos anatômicos, lâminas de microscopia, vídeos, livros, jogos e diversos softwares que contemplam as áreas básicas de anatomia descritiva/funcional e histologia dos diversos sistemas orgânicos. Para a otimização do acervo, disponibilizamos um grupo de monitores que realizam atividades interativas dentro do laboratório e em ambiente virtual.

Sala de apoio técnico aos laboratórios
Área destinada a atividades exclusivas dos biomédicos/técnicos dos laboratórios, bem como ao gabinete da supervisão dos laboratórios. Serve à preparação das aulas práticas e de insumos que serão utilizados, tais como diluição de soluções, preparo de meios de cultura, lavagem e esterilização de materiais, dentre outros. O espaço dispõe de equipamentos que auxiliam nesse preparo, como autoclave, balança, estufa de secagem, placa aquecedora e capela de exaustão.

 

Pavilhão III
Laboratório de Habilidades 01
Laboratório de Estudos Avançados da Força
Destinado a práticas de exercícios físicos e neuromusculares, com foco na prescrição de treinamento físico e na reabilitação osteomuscular, visando ao desenvolvimento de competências relacionadas a planejamento, execução e orientação de programas de atividades físicas para diferentes populações. Possui equipamentos específicos para a prática de musculação.

Laboratório de Habilidades 02
Educação Física
Destinado à prática de atividades na área fitness e wellness, recreação e lazer, além de práticas integrativas corporais. Nesse ambiente, o aluno desenvolve a capacidade analítica para a elaboração e execução de atividades físicas coletivas.


Laboratório de Habilidades 03
Laboratório equipado com materiais que permitem o desenvolvimento do discente na condução dos protocolos de primeiros socorros, capacitando-os na utilização de diversos recursos inerentes ao salvamento de pessoas em situação de risco de morte ou em situações adversas.

Laboratório de Habilidades 04
Laboratório equipado com materiais que permitem o desenvolvimento do discente na condução dos protocolos de primeiros socorros, capacitando-os na utilização de diversos recursos inerentes ao salvamento de pessoas em situação de risco de morte ou em situações adversas.

Laboratório de Habilidades 05
Laboratório equipado com materiais que permitem o desenvolvimento do discente na condução dos protocolos de primeiros socorros, capacitando-o na utilização de diversos recursos inerentes ao salvamento de pessoas em situação de risco de morte ou em situações adversas.


Pavilhão IV
Laboratório de Habilidades 01
LABEM: Laboratório de Estudos do Movimento
É destinado ao desenvolvimento de competências dos alunos do curso de Educação Física na área da avaliação morfofuncional, com ênfase em composição corporal, testes neuromotores, testes cardiorrespiratórios, testes de análise da variabilidade da frequência cardíaca e análise biomecânica.