Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde

Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde


Apresentação

O Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde tem como objetivo formar profissionais, em nível de mestrado com sólida formação técnico-científica e capacidade de atuação interdisciplinar em diversos campos da pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia na área de saúde humana.

O curso tem conceito CAPES - 03 (três) e é homologado pelo CNE (Port. MEC 609, DOU 18/03/2019, Seção 1, p.63 e 144).



Objetivo 

  • Formar profissionais, em nível de mestrado, com sólida formação técnico-científica e capacidade de atuação interdisciplinar em diversos campos da pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia na área de saúde humana.
  • Avaliar, desenvolver e aprimorar clínica e laboratorialmente processos, produtos e serviços tecnológicos de saúde que tenham utilidade como substitutos ou auxiliares na reparação de disfunções orgânicas dos sistemas e tecidos humanos.
  • Gerar e disponibilizar o conhecimento científico e tecnológico acessível a diversos profissionais de diferentes áreas, propiciando a obtenção de processos, protocolos, metodologias, práticas, recursos, produtos e serviços, visando à melhoria da qualidade de vida da população usuária de tecnologias em saúde.
  • Contribuir para a geração de novos conhecimentos e tecnologias necessárias ao desenvolvimento regional e nacional, com o olhar multiprofissional e interdisciplinar.
  • Fomentar colaboração interdisciplinar e interinstitucional.
  • Ampliar o intercâmbio científico e tecnológico entre profissionais de diferentes áreas envolvidas na produção de tecnologias em saúde.



Público-Alvo

Profissionais graduados na área de saúde e áreas afins.



Áreas de Concentração


Tecnologias em Saúde
O objetivo da área de concentração é o gerenciamento, o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de processos, serviços e produtos tecnológicos em saúde. Essa área pretende testar aplicações clínicas de tecnologias em saúde; desenvolver alternativas para a solução de problemas que causam disfunções orgânicas; estudar as repercussões biológicas, biomecânicas e psicológicas nas tecnologias aplicadas à saúde; promover aprimoramento e validação de metodologias e instrumentos avaliativos e terapêuticos para as tecnologias em saúde, assim como estimular a inovação na área de tecnologias em saúde.



Linhas de pesquisa

  • Linha 1: Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde
    Área: Tecnologias em Saúde 
    Essa linha tem por objetivo estudar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos, processos e tecnologias em saúde. Visa à criação e aplicação de testes de novos modelos de avaliação clínica e experimental, tais como estudos sobre testes diagnósticos e/ou validação de instrumentos para diagnóstico e tratamento, para processos, produtos e serviços.

  • Linha 2: Avaliação de Tecnologias em Saúde
    Área: Tecnologias em Saúde
    Essa linha tem o objetivo de testar o desempenho de processos, serviços e produtos tecnológicos na área de saúde e avaliar repercussões clínicas e sociais do seu uso.


    DOCUMENTOS

    Matriz Curricular Turma 2021.1

    Baixe

    Manual do Candidato Processo Seleti ...

    Baixe

    Ficha Inscrição Tec Em Saúde 2022 ...

    Baixe

    Ficha de Inscrição Aluno Especial 2 ...

    Baixe

    Formulário De Recurso Tecnologias E ...

    Baixe

    Carta do orientador

    Baixe

    Termo de Encaminhamento - Defesa

    Baixe

    Termo de Encaminhamento - Exame de ...

    Baixe

    Orientações para Exame de Qualifica ...

    Baixe

    Termo De Entrega De Dissertação Tes ...

    Baixe

    Orientações Após Defesa Dissertação ...

    Baixe

    Resultado Final Seleção 2022

    Baixe

    Manual Do Candidato Processo Seleti ...

    Baixe

    Edital Seleção Aluno Especial 2022. ...

    Baixe