Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Feira de saúde "Cuidar faz Bem"

compartilhe

No dia 30, o Bonfim foi palco da feira de saúde “Cuidar faz Bem”, com uma programação visando desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde, direcionadas à população do bairro. A iniciativa também teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o HTLV, doença que consiste em um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo.

A feira de saúde contou com espaços para todas as idades, entre eles um de beleza da mulher que dispôs de vários serviços como atividade para promoção do autocuidado, ênfase às ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, orientações sobre saúde sexual, informativos sobre violência à mulher e prevenção às DSTs. 

Na ocasião, também foram realizadas atividades lúdicas e criativas para crianças, de atendimento e orientação para aos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus, assim como a comercialização de itens, por meio de um Brechó Chique, cuja renda será revertida para a Associação HTLVida.   O evento foi finalizado com uma caminhada que teve como objetivo de difundir, pelo bairro, mais informação sobre o HTLV.

A ação foi realizada pelas discentes de Enfermagem, sob a supervisão da professora Aidê Nunes que estava muito motivada com o evento por ser de máxima importância para esclarecimento dos moradores do local. “A Feira de Saúde “Cuidar faz Bem” foi concebida com o objetivo de fortalecer o nível de informação da comunidade em relação ao HTLV. Todas as atividades desenvolvidas no decorrer do dia, tanto de atenção à saúde da mulher quanto ao hipertenso e ao diabético, o espaço das crianças e o Brechó Chique são estratégias de atrair a comunidade para conhecer a grande causa  de promoção e prevenção a essa doença”, pontua. 

A doença é muito séria e, se não for detectada no início, pode causar graves problemas inclusive a paraplegia. A presidente da Associação HTLVida, Adejane Oliveira, declara que a feira é um momento muito importante para esclarecer a população, além de oferecer diversos serviços em prol da comunidade “o intuito maior da programação é divulgar o HTLV e trouxemos algumas ações para entreter a população como um espaço para as crianças com brincadeiras, o stand do Brechó Chique, onde as vendas serão revertidas para nossa associação, além de um espaço para beleza da mulher”.

A aluna do 9° semestre do curso de Enfermagem, Ticiana Cruz, apostou no trabalho dos stands como polos de divulgação. “Estou responsável pelo Brechó Chique, cuja arrecadação vai ser destinada à Associação HTLVida com o objetivo de fortalecer a entidade, pois, nas nossas consultas de enfermagem, quando informamos aos pacientes que existe uma associação, percebemos a esperança neles e acreditamos nesse trabalho que estamos desenvolvendo em prol da conscientização do HTLV”, ressalta.

A ação foi inédita no bairro e movimentou muito os moradores que desconheciam o HTLV, suas causas e sintomas como é o caso da moradora e técnica de enfermagem, Lúcia Maria de Souza, 52 anos. “Estou muito feliz pela Bahiana ter essa preocupação e iniciativa de promover eventos como esse. É muito importante participar de programações que esclarecem assuntos que eu desconhecia. Achei o brechó ótimo e estou fazendo umas comprinhas aqui.”

Feira-Saude-Cuidar-Faz-Bem-30-05-2015_(62).JPG

Feira-Saude-Cuidar-Faz-Bem-30-05-2015_(62).JPG

Ver todas as galerias