ParaPraia recebe Abraço à Microcefalia e pacientes do SOS Vida

O projeto Parapraia recebeu, no último final de semana, participantes mais que especiais. No sábado, estiveram presentes familiares e crianças com microcefalia ligadas à entidade Abraço à Microcefalia. No domingo, o projeto recebeu pacientes acamados, atendidos pela SOS Vida, que dependem da ventilação mecânica para respirar.  A iniciativa vem acontecendo desde o dia 13 de janeiro, na praia de Ondina, em frente ao Instituto Baiano de Reabilitação (IBR).

Desde então, os sábados e domingos de janeiro têm sido de muita alegria, entrosamento e, principalmente, voluntariado e solidariedade. "Eu tento participar há três anos como voluntária e, por contratempos, nunca consegui. Esta semana foi meu aniversário e resolvi me dar de presente estar aqui hoje como voluntária", conta a administradora de empresas Cristiane.

Segundo a vice-presidente do Abraço à Microcefalia, Mila Mendonça, a ideia de participar do Parapraia  veio da vontade de apoiar o projeto, além de poder estabelecer uma parceria. "Essa é uma ação que deveria acontecer o ano todo. Em breve estaremos em contato com a câmara de vereadores para pleitear esse benefício".  Segundo Mila, a entidade hoje conta com 200 crianças associadas, que recebem atendimento de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Entre as atividades, também são promovidos encontros quinzenais com os familiares.

"Essa parceria com o Abraço à Microcefalia nasceu justamente da importância do ParaPraia, que é um projeto de inclusão. Hoje estamos estabelecendo futuras parcerias com essa entidade, que irão envolver nossos alunos dos diversos cursos, por meio de atividades de extensão. A ideia é que essa geração acometida pela microcefalia possa ter uma qualidade de vida a partir de um cuidado interprofissional", destacou a pró-reitora de Extensão da Bahiana Prof.ª Carolina Pedroza.

Essa é a 5ª edição do Parapraia, iniciativa que viabiliza o banho de mar assistido a cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.  O projeto é realizado por meio do patrocínio da Braskem e Salvador Shopping, além de contar com o apoio técnico da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que disponibiliza professores e discentes para o atendimento a banhistas, além de capacitação para voluntários.

fotos-parapaia-27-e-28012018-30-20180131123752.jpg

Ver todas as galerias