Visita cultural ao Recôncavo

Estudantes e professores do projeto de extensão Redes Candeal da Bahiana realizaram um passeio cultural por Santo Amaro, Cachoeira e São Félix.

Com poesia, em poesia... assim foi a viagem de visita a territórios de resistência e cultura negra da Bahia pelo grupo do projeto de extensão Redes Candeal da Bahiana. No dia 10 de novembro, mês de comemorações da Consciência Negra, estudantes e professores do projeto realizaram visita cultural às cidades de Santo Amaro da Purificação, Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano.

A atividade fez parte das ações pedagógicas e vivências desenvolvidas pelo projeto e destacou a importância do reconhecimento dos territórios e suas múltiplas influências socioculturais como determinantes no processo de saúde, doença e cuidado. A programação contou com o apoio logístico da Bahiana e foi coordenada pelos professores Gerfson Oliveira e Lavínia Boaventura.

Durante a viagem, os alunos e professores declamaram poesias, recitaram versos e contos de matrizes africanas, ouviram músicas de compositores, cantores e grupos artísticos da região. Nas paradas, foi possível visitar prédios históricos, igrejas e museus que contam momentos importantes da nossa história.

Em Cachoeira, o grupo contou com apoio de um guia local que narrou a história da cidade, de seu povo e a importância da população negra nas conquistas pela Independência do Brasil.