Alunos do Colégio Anglo-Brasileiro participam do primeiro Bahiana por um dia do ano

Projeto teve diversas atividades educativas e lúdicas.

A primeira quarta-feira do mês começou animada. No dia 3 de abril, 38 alunos do Colégio Anglo-Brasileiro visitaram o Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, para participar do Bahiana por um dia. Os estudantes foram divididos em dois grupos e realizaram um tour pelos cursos de saúde da instituição. O projeto tem o objetivo de promover a orientação profissional de jovens.

O grupo de estudantes foi acompanhado pela orientadora do Ensino Médio Luzia Bacciotti, que relatou acerca da importância da participação dos adolescentes nesse encontro. “A gente trabalha no colégio Anglo com o propósito de expor os alunos ao maior número de possibilidades que eles possam ter, então, o fato de eles estarem nesse ambiente universitário e perceberem como funciona o dia a dia desse espaço, traz para eles uma visão concreta das profissões e de como escolher o que querem fazer para o futuro”, afirmou.

A primeira visita foi ao Centro Odontológico da Bahiana. Na clínica, os alunos foram recebidos pela supervisora administrativa Lísia Oliveira, que mostrou a estrutura da Unidade de Triagem e Urgência (UTU), da sala de radiologia e explicou como funciona o atendimento no centro. Depois, os estudantes se dirigiram ao Laboratório de Morfofuncional e participaram de uma atividade com os monitores, graduandos em Medicina, na qual foram apresentados a conteúdos acadêmicos relacionados a vários sistemas do corpo humano, como o cardiorrespiratório e o digestório.

O Laboratório de Habilidades em Educação Física foi apresentado pelo professor João Franco, que discursou sobre o que é esporte e como a Educação Física é relevante no âmbito acadêmico e profissional. Ao final da palestra, foi realizada uma atividade prática de lançamento de dardo, para que os alunos pudessem trabalhar esforço e concentração.

Os estudantes conheceram também o Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, momento no qual a biomédica Emily Figueiredo (ex-aluna da Bahiana) fez uma atividade de microscopia e os alunos visitantes participaram de uma atividade lúdica com a professora de Enfermagem, Cristiane Magali, com o objetivo de entender sobre o cuidar e a relevância da profissão de enfermeiro.

Maria Antônia Bandeira, aluna do segundo ano do Ensino Médio do Anglo-Brasileiro, compartilhou sua visão do evento. “Foi muito bom conhecer mais sobre os cursos. Eu estava pensando em cursar Odontologia e hoje, ao chegar aqui e conhecer essas áreas da saúde, comecei a pensar também na possibilidade de fazer Medicina. Gostei bastante da roda de explicação feita pelos monitores do Laboratório Morfofuncional”.

Para finalizar o tour pelo Campus, os alunos assistiram à palestra da psicóloga e orientadora vocacional Laissa Liguori (ex-aluna da Bahiana), sobre “Mitos e Verdades sobre a Psicologia”, na qual foram abordados os seguintes temas: como o curso de Psicologia da Bahiana funciona e quais os fatos sobre a atuação do psicólogo.