Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Dinâmicas marcam mais uma edição do Bahiana por um dia

compartilhe

Dinâmicas marcam mais uma edição do Bahiana por um dia
Programa recebeu estudantes do Colégio Villa Campus de Educação.

A tarde chuvosa não intimidou a sede de conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Villa Campus de Educação, que visitaram o Campus Cabula, no dia 28 de agosto, pelo programa Bahiana por um dia. Acompanhados pela equipe do Núcleo de Relacionamento Institucional – RELACI, eles iniciaram a programação no laboratório morfofuncional, onde o curso de Medicina realizou uma atividade com os monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais – GCM. O encontro possibilitou vivenciar uma aula prática de Medicina com conteúdos sobre o sistema musculoesquelético.

Pedro Victor Freitas, estudante do 3º semestre de Medicina e monitor do GCM conta que a atividade foi pensada com base em experiências anteriores com o próprio Bahiana por um dia: "Quando eu estava nas bancadas recebendo esses alunos, eu percebia que eles não faziam ideia de qual curso queriam fazer. Percebíamos que eles nem sabiam o que era o curso de Medicina. Eles perguntam muito sobre a Bahiana e temos que explicar que ela é uma fundação e que sempre pensa muito no trabalho humanizado.”

Esse “cuidar humanizado” foi o mote da fala da professora Cristiane Magali, que apresentou o curso de Enfermagem, por meio de uma vivência com balões de ar. Cuidar de forma coletiva e transdisciplinar foi um dos conceitos passados pela docente aos visitantes.

A tecnologia e a excelência técnica do Centro Odontológico foi a terceira parada dos estudantes. Recebidos pela gestora administrativa Lísia Oliveira, os visitantes puderam ver, de perto, o Ambulatório Docente-Assistencial de Odontologia – ADAB Odonto, com suas mais de 150 cabines de práticas para os estudantes, além de visitarem a moderna clínica odontológica para atendimento particular do público em geral e a clínica de diagnóstico por imagem.

Um primeiro contato com a fisioterapia craniomandibular e eletroestimulação foi a vivência realizada pelo curso de Fisioterapia, cuja atividade foi ministrada pelo professor Bruno Góes. Já a psicóloga e ex-aluna do curso de Psicologia da Bahiana, Laíssa Liguore, foi a responsável por apresentar a profissão aos alunos do Villa Campus de Educação em um encontro que esclareceu dúvidas, mitos e verdades sobre a profissão.

Beatriz Alves, 17 anos, explica sua escolha pelo curso de Psicologia: “Lidar com pessoas, sempre estar atenta ao que se passa na vida delas e poder ajudá-las sempre foi uma coisa que gostei muito e que fiz com muito prazer. Depois que parei para pesquisar o que eu poderia fazer, percebi que a psicologia se encaixava em tudo que eu gostava”.

Cuidar das pessoas foi um dos pontos que fez o colega de Beatriz, Samir César Costa, optar por Medicina: “Eu gosto da área de biológicas e saúde, e é um curso específico que faz a junção do que eu gosto e oferece uma estabilidade financeira”. Sobre o Bahiana por um dia, ele pontua que é uma programação que oferece a oportunidade de ter uma boa noção sobre cada curso e sua respectiva área de atuação.

O quarto curso apresentado na visita foi o de Educação Física. O professor Paulo Rodrigo Santos coordenou uma vivência de relaxamento e meditação, demonstrando como esse tipo de atividade pode auxiliar o raciocínio focado, beneficiando também o intelecto nos estudos.

bahiana-por-um-dia-colegio-villa-campus-20198-20190904082800.JPG

bahiana-por-um-dia-colegio-villa-campus-20198-20190904082800.JPG

Ver todas as galerias