Bahiana por um dia recebe o Colégio Salesiano

Bahiana por um dia proporciona mais uma oportunidade de troca de experiências entre estudantes do ensino médio e acadêmicos
Edição recebeu adolescentes do 3º ano do ensino médio do Colégio Salesiano

O programa Bahiana por um dia proporcionou mais uma tarde especial para jovens do ensino médio. Desta vez, os alunos do 3º ano do Colégio Salesiano foram os contemplados pela iniciativa que aconteceu no dia 16 de outubro, no Campus Cabula. As atividades tiveram início no Laboratório de Ciências Morfofuncionais, onde os visitantes puderam aprender noções de anatomia com os estudantes do curso de Medicina, monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais – GCM.

"A experiência do Bahiana por um dia é muito legal porque a gente vê que, apesar de termos saído do colégio há pouco tempo, estando em uma situação muito pouco diferente da do pessoal que vem pelo programa, temos uma vivência completamente diferente e conseguimos passar o que aprendemos para eles. Às vezes, a gente acha que não sabe nada e quando vamos passar as coisas para eles, vemos que já aprendemos muito", relata Vivian Roberta Soares Silva, estudante do 2º semestre de Medicina e monitora do GCM. Ela também considera a experiência como uma oportunidade de treinar futuras apresentações de trabalhos de pesquisa: "Estamos sempre trabalhando a linguagem e como expressar tudo o que a gente aprende aqui. É uma prática muito boa".

A programação teve continuidade no Laboratório de Habilidades de Enfermagem, no qual a coordenadora desse curso, professora Simone Passos, demonstrou, com o auxílio de um manequim de simulação realística, algumas intervenções em pacientes, realizadas por profissionais da área.
O tour teve prosseguimento no Ambulatório Docente-Assistencial de Odontologia (ADAB-Odonto), onde os visitantes foram guiados pela gestora administrativa, Lísia Oliveira. Eles puderam conhecer toda a parte onde os atendimentos são realizados pelos estudantes de Odontologia, bem como a moderna Clínica Odontológica da Bahiana e a clínica de diagnóstico por imagem.

Tales Dimitri Faleiro, estudante do Salesiano conta que já vem pensando em fazer Medicina há algum tempo e até já prestou o vestibular: "Eu achei muito gratificante e até muito interessante. Me surpreendi com as opções que vi aqui. Gostaria de agradecer à Bahiana e ao Salesiano por esta oportunidade. Superindico".

A experiência vivenciada nos 4 anos do curso de Educação Física serviu à graduanda Rebeca Albuquerque, que coordenou as atividades do curso, além de esclarecer dúvidas dos visitantes. "É muito interessante participar como estudante de graduação, pois é como se a gente visse um filme com tudo o que passou aqui. Me fez lembrar daquele momento de indecisão: “O que eu vou fazer de vestibular? ” Eu optei por fazer Educação Física justamente depois de ter escutado um docente daqui da Bahiana falar sobre o curso e isso mudou o rumo da minha vida. Eu me apaixonei por Educação Física", declara Rebeca. Ela também conta que perdeu o Bahiana por um dia de sua escola, mas, como atleta de Jiu-Jitsu, pôde visitar a instituição em um encontro entre os praticantes do esporte e o coordenador do curso, Clacson Plácido. Ela também destaca a importância do Processo Seletivo Formativo proporcionado pela Bahiana: "No primeiro dia, eu vim preparada para fazer uma prova e quando eu vi foi uma coisa totalmente diferente. O primeiro dia de vivência me ajudou bastante na execução da prova do segundo dia. Essa foi a minha segunda experiência com a Bahiana, que me deixou logo encantada com esse lugar de tantas oportunidades de aprendizado".

Bruno Góes, professor do curso de Fisioterapia, ministrou uma pequena aula prática de Fisioterapia craniomandibular e eletroestimulação, além de um quiz sobre “mitos e verdades” da Psicologia, realizado pelo psicólogo Fernando Lopes, ex-aluno da Bahiana e também egresso do Colégio Salesiano. As atividades foram encerradas no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, no qual a biomédica formada pela Bahiana, Emily Figueiredo, mediou algumas demonstrações de uso do microscópio.

bahiana-colegio-salesiano-participa-do-bahiana-por-um-dia-20191022151051.jpg

Ver todas as galerias