Bahiana participa de congresso internacional sobre educação em Bogotá

Presença no evento marca mais uma ação de internacionalização do REAII.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi representada pelo Núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional (REAII) no Congresso das Américas sobre Educação Internacional (CAEI), que aconteceu de 23 a 25 de outubro, em Bogotá, Colômbia, dentro do seu plano de ações de internacionalização de ensino, pesquisa e extensão. Neste ano, o evento abordou o tema, “Polos de Conhecimento e Inovação: sinergias para o desenvolvimento”.

O CAEI é o fórum que reúne os principais atores e dirigentes ligados à internacionalização do ensino superior nas Américas para fortalecer os contatos, partilhar experiências e traçar o futuro da cooperação acadêmica na região. Na ocasião, a professora Maria Antonieta Nascimento Araújo, gestora do REAII, também visitou a Corporação Universitária UNIMINUTO, com a qual a Bahiana firmará convênio de intercâmbios nas áreas de psicologia e educação física e de cursos da pós-graduação.

Dra. Victoria Eugenia Patino A. - Vice-reitora Geral da Corporación Universitaria Comfacauca (Colômbia); Antonio Esquerda Flores - Vice-reitor para Educação Internacional da City University If Seattle (EUA); Dra. Maria Antonieta Nascimento Araújo, gestora do REAII na EBMSP (Brasil)

O convite para a Bahiana participar do congresso veio da Universidad de Guadalaraja (México), chamando a instituição para compor uma mesa-redonda, a fim de discutir o tema "Puentes de Movilidad: Diseño de Alianzas Estratégicas Internacionales. Cómo las Sinergias Fortalecen el Desarrollo". A relação entre as duas universidades foi consolidada em novembro de 2018, quando uma missão internacional da entidade mexicana visitou a Bahiana para o estabelecimento de uma parceria institucional.

A gestora do REAII participou da mesa ao lado das professoras Estela Maricela Villalón de la Isla (Universidad de Guadalajara – Mexico), Victoria Eugenia Patiño Arenas (Corporación Universitaria de Comfacauca – Colômbia) e do professor Antonio Esqueda Flores (City University of Seattle – EUA).

CAEI 2019
A prof.ª Antonieta conta que no último encontro, realizado em 2017, no Canadá, a Bahiana participou apenas como ouvinte e, naquela ocasião, estabeleceu o seu primeiro contato com o Centro Universitário de Jalisco da Universidade de Guadalajara. “Este ano nossa ação foi bem mais ampla. Tivemos participação em mesa de discussão, firmamos um convênio com a UNIMINUTO, que possibilitará a realização de várias ações dentro dos cursos de Educação Física e Psicologia, trouxemos uma proposta de dois cursos lato sensu de Educação a Distância (EAD), também em parceria, além de iniciar um diálogo com outras universidades para futuros intercâmbios ”.

Durante sua estada em Bogotá, a prof.ª Antonieta realizou uma visita a um dos campi da UNIMINUTO, organização modelo de educação comunitária, com setenta e dois campi espalhados em muitas cidades da Colômbia e um universo de cento e oito mil estudantes entre cursos presenciais e de EAD. Nessa visita, houve a apresentação dos cursos da Bahiana e um encontro com a coordenadora do polo de EAD da instituição.

A missão a Bogotá também possibilitou o contato com o Dr. Pedro Marquez, vice-presidente da Royal Roads University (Victoria, Canadá), o qual intenciona ampliar seus projetos no Brasil além de possibilitar o diálogo com representantes do governo Canadense, responsáveis pelo incentivo ao intercâmbio acadêmico e cultural com países da América Latina.

Durante a visita à cidade boliviana, foi feita uma interação também com a universidade de Rosário (Colombia), a City University (Seatle – USA), Universidad del Leste (Paraguay) e McGill University (Canadá).

Como afirma a gestora do REAII, “essa experiência demonstrou que a Bahiana está no caminho certo para a sua qualificação como instituição internacional, ampliando as suas fronteiras. A criação de um núcleo responsável pela internacionalização, a inserção das suas ações nos indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional e a ampliação da rede de parceiros em outros países são o reflexo disso”.

CAEI
O evento é organizado, a cada dois anos, em um país anfitrião diferente, em colaboração com instituições e organismos de ensino superior de tipo regional, nacional e internacional, para oferecer uma plataforma a partir da qual é possível conhecer as boas práticas, os desafios e as tendências emergentes ligadas à educação internacional no continente.