Galeria de Fotos

Professor da Bahiana é o primeiro baiano e mestre de capoeira a integrar a Academia Brasileira de Educação Física

O professor Hélio Bastos é o primeiro baiano e mestre de capoeira a integrar a Academia Brasileira de Educação Física – ABEF. A cerimônia de posse aconteceu na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, no Campus Cabula, no dia 8 de novembro, às 18h30. Assim, o prof. Hélio Bastos passou a ocupar a cadeira de número 21 na ABEF. Participaram da cerimônia a reitora da Bahiana, Maria Luisa Soliani, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Bahiana, prof. Atson Fernandes, professores do curso de Educação Física, familiares e amigos do professor Hélio Bastos.

A orquestra NEOJIBA – Núcleo Liberdade fez a abertura da cerimônia. A reitora Maria Luisa Soliani, o coordenador do curso de Educação Física, prof. Clarcson Plácido, o delegado regional da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, prof. Paulo Lima, o mentor de Hélio Bastos, prof. Alcyr Ferraro, e o membro fundador da ABEF prof. Cássio Hartman compuseram a mesa principal. O prof. Paulo Rodrigo Aristides foi o mediador da ação. Quanto à ocasião, a Dr. Maria Luisa Soliani considerou ser “uma honra presenciar e participar de uma iniciativa tão representativa para a educação física no Brasil, ainda mais quando o homenageado é um docente que contribui tanto para a área e para a formação de futuros profissionais”.

O professor Cássio Hartman, membro fundador da ABEF, realizou o ato de posse e explica a importância do evento. “A cadeira de número 21, ocupada pelo professor Hélio Bastos, é uma referência não só para a Bahia como também para o Brasil. A ABEF foi fundada em 2019, e o professor é um dos primeiros imortais a tomar posse. Ao todo, são 35 cadeiras para serem ocupadas pelos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal”.

Clarcson Plácido, coordenador do curso de Educação Física, destaca que “a posse do professor da Bahiana na Academia Brasileira de Educação Física é a representação máxima e o reconhecimento de um profissional que construiu uma história sólida e louvável na área. Para a Bahiana, ter o professor no quadro de docentes, capacitando e incentivando nossos estudantes é imensurável”, conclui Clarcson Plácido, que destaca o sentimento de felicidade por compartilhar vivências profissionais com o prof. Hélio Bastos.

Após a solenidade de posse, o professor Hélio Bastos de Campos revela o quanto se sentiu honrando e gratificado por ocupar uma das primeiras cadeiras na ABEF: “São 50 anos de dedicação à profissão. Esse momento é de ‘coroamento’ da minha escolha profissional, que se baseia no cuidado com as pessoas por meio do esporte e da educação”. O professor empossado ressalta ainda o apoio que recebeu da família, e, em especial, agradece à esposa Ana Virgínia de Campos pela dedicação durante a sua trajetória.

bahiana-posse-academia-brasileiraeducacao-fisica-0811201944-20191112141419.jpg

Ver todas as galerias