Notícias

Notícias

Aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu discute paradigmas da ciência

Evento científico aconteceu no Campus Cabula e contou com palestras e mesas de discussão.

compartilhe

"Existe diferença entre ciência e pesquisa?". O questionamento foi também o título da conferência proferida pelo prof. Dr. Luís Cláudio Correia e marcou o início da programação científica da aula inaugural dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública 2020.1 que aconteceu na manhã de 14 de fevereiro, no auditório do Campus Cabula. A abertura do evento teve a participação especial do Coral Canta Bahiana e uma mesa de abertura com as presenças do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Atson Fernandes, dos coordenadores dos programas de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, Ana Marice Ladeia, de Mestrado em Tecnologia em Saúde, Marcos Antônio Almeida Matos e de Mestrado profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, Mônica Daltro, além do diretor médico da Bahiana Saúde e professor do curso de Medicina da Bahiana, Humberto Castro Lima Filho e o também professor da Bahiana e presidente da Associação Bahiana de Medicina, Jorge Jambeiro.

     
Também prestigiaram o evento a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, prof.ª Luiza Ribeiro, o coordenador de Administração e Finanças, Emanoel Olímpio, a gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizagem Organizacional – GEPAP, Telma Bastos, e o gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais – CEDETE –, prof. Antônio Carlos Costa.

"A Bahiana não é apenas uma instituição de ensino superior. Estamos aqui para transformar vidas. Temos inúmeras iniciativas na área da ciência. Então não focamos apenas em ensino de qualidade e em pesquisa, mas muito mais do que isso, focamos numa formação científica das pessoas", ressaltou Atson Fernandes. A palestra do professor Luís Cláudio Correia foi seguida da fala do professor associado do IHAC e doutor em Saúde Coletiva Luís Augusto Vasconcelos da Silva que trouxe para a discussão a temática "Prática de conhecimentos: híbridos, fronteiras e permeabilidades".
     
A programação contou ainda com uma mesa-redonda com os palestrantes, os coordenadores dos programas de pós-graduação e com os egressos do Doutorado de Medicina e Saúde Humana, Anderson Armstrong, do Mestrado em Tecnologias em Saúde, Maria Consuelo Nuñez Filha, também professora da Bahiana, e da aluna do recém-criado Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, Luiza Rodrigues.

"Eu me senti contemplada nas diversas falas aqui hoje, principalmente na questão da interseção das fronteiras, por ser advogada. Desde a graduação tenho interesse por temas que vinculam a psicologia e o direito", relatou Luiza Rodrigues, enfatizando que os ganhos com a pós-graduação refletem diretamente no mercado de trabalho. "Também tem sido muito impactante o fato de poder amadurecer melhor para o mercado de trabalho, que exige essa competência profissional de poder transgredir o saber vinculado a outras áreas. Essa perspectiva interdisciplinar do conhecimento é algo que me encanta muito, e encontrei isso aqui na Bahiana".

A programação foi finalizada com o lançamento do livro “Anemia Falciforme: comorbidades associadas na infância e na adolescência”, uma organização das professoras Cristiane Sales, Cristiane Dias e Ana Marice Ladeia.

Confira a galeria de fotos.