Notícias

Notícias

COMUNICADO SOBRE O CORONAVÍRUS

O Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus da Bahiana comunica as decisões adotadas para conter a disseminação do coronavírus.

compartilhe

O Comitê de Prevenção e Combate ao Coronavírus da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, comunica as decisões adotadas para conter a disseminação do coronavírus:

1. MANUTENÇÃO DAS AULAS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Por ora, as atividades em sala de aula serão mantidas, pois não há casos registrados em Salvador ou indício de circulação sustentada do vírus na Bahia. A decisão está de acordo com a recomendação das autoridades sanitárias.

2. MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
O Centro Médico, o Centro Odontológico e as Clínicas de Fisioterapia e Psicologia manterão suas atividades, também em consonância com as recomendações das autoridades sanitárias.

3. ATIVIDADES ACADÊMICAS EM CAMPOS EXTERNOS
A EBMSP está em contato com seus parceiros para avaliar a melhor conduta. Eventuais mudanças nas atividades e cronogramas serão prontamente comunicadas no site, redes sociais e demais canais de comunicação da instituição.

4. CANCELAMENTO DE EVENTOS PLANEJADOS
A EBMSP suspendeu todos os eventos que aglomeram pessoas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Congressos, simpósios, cerimônias de formatura, posse e entrega de títulos honoríficos, eventos comemorativos, científicos, artísticos, culturais e esportivos foram cancelados e só deverão ser reprogramados mediante restabelecimento da normalidade. Em caso de dúvida, entre em contato com a organização do evento.

5. CONDUTA EM CASOS DE SÍNDROME GRIPAL
A EBMSP pede que estudantes, colaboradores, professores e pacientes com quadro de síndrome gripal (caracterizado por febre e mais um sintoma de gripe, como dor no corpo ou garganta e tosse) não compareçam à instituição e liguem imediatamente para 136, o canal de atendimento do Ministério da Saúde, para buscar orientação de como proceder.

Deve-se apresentar atenção especial em caso de viagem recente a países e estados com registro de transmissão local ou comunitária.

A Escola não exigirá atestado médico para ausência de colaborador, professor e aluno inserido nos casos descritos acima. Sendo colaborador, favor avisar ao gestor imediato, assim como professores devem comunicar ao coordenador do curso e alunos devem informar ao NUSP.

6. RECOMENDAÇÃO PARA REUNIÕES E BANCAS DE CONCLUSÃO
As reuniões e bancas de conclusão de curso dever ser realizadas com a utilização de ferramentas digitais de comunicação.

7. CANCELAMENTO DE VIAGENS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Estão suspensas as viagens nacionais e internacionais relacionadas a atividades da instituição.

8. REFORÇO DA HIGIENIZAÇÃO
A EBMSP se compromete a intensificar seus serviços de limpeza, visando maximizar a eficácia da desinfecção de banheiros e superfícies, como mesas, bancadas, maçanetas, teclados. A instituição implementará também uma campanha educativa para fomentar as melhores práticas.

Nos locais sem acesso a pias, a Escola aumentou o número de frascos de álcool gel, agora disponíveis em todas as salas de aulas e ambientes de circulação.

9. MUDANÇAS DE HÁBITO
Para ajudar a conter a disseminação do vírus, é preciso que cada um faça a sua parte, mudando alguns hábitos que colocam em risco a saúde da comunidade. Não devemos, durante essa fase, nos cumprimentar com aperto de mãos, abraços e beijos, evitando o contato corporal. É preciso também cobrir a boca com o cotovelo e evitar usar as mãos, em caso de tosse ou espirro. Não se esqueça de lavar as mãos ou passar álcool gel sempre que manusear objetos de uso comum, como maçanetas, teclados, mouses e corrimãos. Evite também levar as mãos ao rosto, boca, nariz e olhos antes de higienizá-las.

A EBMSP se comunicará diariamente com as autoridades sanitárias estaduais, gestores e especialistas em saúde pública e infectologia para assegurar que adotará, sempre e de forma adequada, as medidas necessárias para conter a propagação do coronavírus em nossa comunidade.

Salvador, 13 de março de 2020.

A Diretoria