Bahiana oficializa antecipação de colação de grau de Medicina

A medida está entre as ações que visam reduzir impactos acadêmicos e acontecerá no dia 16 de abril, às 19h.

No dia 12 de março, foi declarada pela OMS a situação de pandemia, convocando todos para o estado de alerta. A Bahiana, como é de sua natureza, antecipou-se nas medidas de prevenção e controle de possíveis contágios da infecção causada pelo COVID-19: criou o Comitê COVID19 institucional para apoiar a Reitoria nas decisões que o protocolo dessa pandemia exigia. Naquele momento, todas as ações foram pautadas em duas diretrizes:
1) manter um ambiente seguro para alunos, professores, colaboradores e pacientes;
2) contribuir com a redução do impacto da pandemia por meio de ações solidárias, a fim de diminuir os danos causados pelo coronavírus em Salvador e na Bahia.

Desde então, toda a instituição vem trabalhando incansavelmente para evitar os prejuízos decorrentes da paralisação das atividades acadêmicas, a exemplo da antecipação das férias do alunado dos cursos de graduação, excetuando os discentes do 12º semestre do curso de Medicina. Nesse sentido, ao analisar a situação dessa turma de graduandos, notou-se que os acadêmicos já haviam ultrapassado a carga horária mínima de internato exigida pelo MEC. Portanto, considerando o cenário atual e atendendo à demanda da turma, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a Reitoria decidiram considerar integralizada a carga horária do curso, antecipando assim a colação de grau desses formandos para o dia 16 de abril, no formato on-line, às 19h.

Outra medida acadêmica de suporte aos graduandos foi a criação de um curso de extensão intitulado “Noções Finais de Racionalidade Médica: aproveitando o contexto da COVID-19”, no qual corpo docente tem trabalhado intensamente para oferecer uma visão crítica e uma abordagem prática do panorama atual. Além disso, a instituição também estabeleceu uma parceria com a editora SANAR, que está disponibilizando conteúdos de educação médica.

A Bahiana entende o "nó" na história que todos vêm atravessando e se solidariza com seus alunos, professores, colaboradores e parceiros.

Leia, na íntegra, a carta aos acadêmicos da Bahiana.