Notícias

Notícias

Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF), publicada pela Bahiana, é indexada no Scopus

O periódico integra o rol de produções do Bahiana Journals e possui excelente qualificação científica.

compartilhe

A Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF), publicada pela Bahiana, ganhou ainda mais destaque internacional com a indexação no Scopus, um dos três maiores bancos de dados de resumos e citações da literatura científica em ciências da saúde do mundo. A RPF integra o rol de produções científicas do Portal Bahiana Journals e, assim como as demais publicações, possui excelente qualificação científica. As editoras da revista e professoras do curso de Fisioterapia da instituição Kátia Sá e Cristiane Dias entendem que ampliar a visibilidade da Bahiana como partícipe da disseminação do conhecimento científico para o mundo é fundamental para o reconhecimento do potencial científico da região Nordeste.

A professora Kátia Sá explica que a base de dados Scopus reúne conteúdo das maiores revistas científicas, livros, conferências e patentes qualificados para a ciência contemporânea. É uma base com ferramentas inteligentes de bibliometria, que permite rastrear, analisar e visualizar publicações do mundo inteiro. Assim, com mais de 20 mil revistas científicas revisadas por pares e 69 milhões de itens da área da saúde, o Scopus possui sete mil revistas, incluindo títulos das maiores editoras científicas do mundo, como Elsevier, Springer, BMJ, Sage, Taylor & Francis, entre outras. Kátia Sá ainda pontua que a base é utilizada pelos principais rankings mundiais para avaliação, regulação e distribuição de recursos financeiros internacionais para pesquisa e publicação: “Seus algoritmos poderosos permitem encontrar e delinear os perfis de autores e afiliação institucional com precisão, além de citações de artigos e de periódicos”.

O fato da RPF ter sido aceita para integrar essa base de dados significa que, ao ser avaliada, a revista correspondeu ao padrão internacional de informação e de integridade científica podendo ingressar na coleção Scopus. Quanto a isso, a professora Kátia Sá salienta que “os principais cuidados que o Scopus tem com a inclusão de periódicos envolve a garantia de condutas éticas em pesquisa, avaliação criteriosa dos conteúdos publicados e reconhecimento, pelos pares, da qualidade das informações”.

“A indexação da Revista Pesquisa em Fisioterapia no Scopus é o reflexo de um trabalho desenvolvido em equipe sustentada pela Bahiana – instituição  que tem como proposta fortalecer as políticas da ciência aberta, comprometida com os princípios da ética e da integridade científica”, descreve a professora Cristiane Dias. Essa indexação pelo Scopus proporciona às pesquisas realizadas no Brasil, e, em especial um alcance global. Para Cristiane Dias, ser editora da revista tem grande significado, uma vez que, graças ao seu trabalho, é possível contribuir com a visibilidade nacional e internacional da RPF, com fidedignidade e transparência científica: “A conquista é nossa! Com isso, não só a Bahiana, mas a fisioterapia em geral e o próprio país só têm a ganhar com o desenvolvimento e reconhecimento da ciência”.

Em se tratando da área de fisioterapia, vale ressaltar ainda que a Bahiana está com inscrições abertas para o processo seletivo de graduação em Fisioterapia. As inscrições podem ser realizadas no site acesso.bahiana.edu.br. Além da RPF, outras produções do Portal Bahiana Journals são reconhecidas por importantes entidades científicas e órgãos indexadores. Respaldados pela qualidade, transparência e integridade, esses periódicos podem ser acessados gratuitamente por diferentes públicos por meio das plataformas de acesso livre.


Leia também:
https://www.bahiana.edu.br/noticias/detalhes/33118/bahiana-journals-ganha-destaque-internacional/