Notícias

Notícias

Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde completa um ano

Para celebrar um ano de sucesso, o curso realizará um seminário internacional on-line

compartilhe

Capacitar profissionais qualificados para o exercício de uma prática ocupacional avançada e transformadora. Com esse propósito, nascia, em julho de 2019, o Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, curso aprovado em dezembro de 2018, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Já em sua segunda turma, o programa vem desenvolvendo pesquisas e intervenções aplicada à pratica de psicólogos e profissionais de áreas afins a partir das suas duas linhas de investigação, a saber: clínica ampliada ambulatorial e psicologia em contextos hospitalares. Para celebrar o sucesso do mestrado, a Bahiana realizará, no dia 17 de julho, o Seminário Internacional: Desafios da Psicologia no Pós-Covid-19. O evento será totalmente on-line e aberto ao público, com palestras das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30. Para participar, os interessados devem acessar o link: https://bityli.com/qUdnl

Programação
A primeira mesa-redonda versará sobre a temática “Desafios da Formação em Psicologia no pós-Covid-19”, com a participação das professoras convidadas Flávia Lemos (Universidade Federal do Amazonas), Fernanda Vidal (Universidade de Nova York) e Angela Soligo (Unicamp-ABEP).

No turno da tarde, será realizada a segunda mesa-redonda com o tema "Desafios da Psicologia e da pesquisa no pós-Covid-19”. Neste momento, participarão os professores convidados Augusto Guambe (Universidade Wutivi - Moçambique), Catarina Brandão (Universidade do Porto - Portugal), Luciana Mourão (Universo) e Silva Bentolila (Buenos Aires), convidadas/os a falar sobre suas vivencias e reflexões sobre o futuro.

A vice-coordenadora do curso, prof.ª Dra. Marilda Castelar, ressalta que a escolha do tema do encontro converge com o momento de reflexão que o curso vem atravessando por conta da pandemia da Covid-19.  Segundo ela, o corpo docente vem trabalhando em conjunto com os discentes e com a comunidade acadêmica, a fim de, por meio de uma construção coletiva, chegar a soluções para novas formas de produção de saberes no pós-quarentena. “O pós-pandemia entendo que será uma consequência dessa construção e das trocas de ideias. E é por isso que desejamos aprender com outras experiências e ouvir  todos os seguimentos durante esse seminário”, declara. 

Dra. Marilda ressalta que será um momento especial para a troca de ideias,  experiências e reflexões sobre o que pode vir a ser o estudo da psicologia no futuro. "O futuro é construído no presente. Estamos avaliando e reavaliando conteúdos e formatos, buscando aperfeiçoar, a cada dia, essa formação em pesquisa em Psicologia e Intervenções em Saúde", pontua a professora chamando a atenção para a possibilidade de novas dinâmicas no fazer acadêmico: “Temos que voltar com segurança e, para isso, é preciso fazer pactos e pensar junto”.

Diversidade
De acordo com pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, prof. Dr. Atson Fernandes, o curso foi elaborado a fim de atender às demandas do novo século. "Ele é um curso profissional e não acadêmico, o que significa dizer que tem por objetivo qualificar nossos egressos com uma formação científica sólida, permitindo que esses futuros diplomados possam não somente exercer atividades acadêmicas mas, principalmente, impactar o mercado em seus ambientes de trabalho. É um curso voltado para preparar pessoas para fazerem trabalhos que possam gerar bons indicadores sociais onde quer que elas estejam atuando", declara.

Apesar de estar no universo das psicologias, o curso conta com mestrandos profissionais de diversas áreas do saber, dentro e fora da saúde, a exemplo de enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, advogados e jornalistas. 

Segundo a prof.ª Dra. Mônica Daltro, coordenadora do curso, o Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde é um curso que vem sendo desenhado há alguns anos, a partir do interesse da Bahiana em ampliar o campo da psicologia em seu território. "O curso de graduação em Psicologia da Bahiana é uma referência no Estado da Bahia, tanto em qualidade pedagógica quanto em capacidade de formação de bons profissionais, e o mestrado veio naturalmente construído a partir disso. A ideia de um mestrado profissional foi sustentada pela certeza de que a psicologia é uma jovem profissão que  se inventa e reinventa na prática", afirma.

Outra justificativa para a criação do curso apontada por Mônica é que a psicologia, enquanto campo de conhecimento, se alastra na sociedade, especialmente em tempos de pandemia. "Esse período da Covid-19 deixa evidente a importância da Psicologia para a sociedade, não só no cuidado com os quadros de ansiedade e com os medos mas também com a extensão de uma psicologia que está fortemente empenhada em contribuir para uma sociedade melhor, seja atuando no hospital , na clínica, na atenção primária, na educação, nos contextos de emergência e desastres, na saúde mental, nos recursos humanos. O mestrado em Psicologia é uma resposta à sociedade nesse sentido, e  se coloca como um dos poucos programas no Estado".

De acordo com Mônica Daltro, neste momento, a maioria das pesquisas desenvolvidas dentro do programa estão atentas  às adversidades causadas pela pandemia da Covid-19.

Diferenciais
Para a gestora acadêmico-pedagógica da Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, prof.ª M.e. Silvia Passos, "O Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana já nasce consolidado, porque é um curso que vem suprir uma necessidade local, estadual e até regional, considerando que a maioria dos cursos ofertados no Nordeste são acadêmicos e esse é um mestrado que nasce com uma característica para o trabalho não só com psicólogos mas também com profissionais de diversas áreas, como é constatado nessas duas primeiras turmas que estão em curso. Isso mostra a multirreferencialidade dessa proposta". 

Silvia destaca também o fato de as pesquisas serem desenvolvidas para serem aplicadas. "Esses profissionais vão buscar soluções para problemas no âmbito cotidiano do seu trabalho. Esse é o grande diferencial do curso e marca o seu sucesso ao longo desse ano. Essa aplicabilidade do estudo desenvolvido no ambiente profissional é uma grande tendência não só dos mestrados profissionais do Brasil, mas de muitos cursos no mundo".

Clique aqui e confira o cartaz com a programação do evento