Responsabilidade Social

Vida Plena

Vida Plena

Quase 6 mil famílias do Distrito Sanitário de Pau da Lima são atendidas pelo Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), uma unidade docente-assistencial idealizada e mantida pela Sociedade Hólon, em parceria com a Bahiana.

Sua matriz de funcionamento enfatiza assistência e ensino no cotidiano, interdisciplinaridade nas ações profissionais, multidimensionalidade dos problemas (através do paradigma da complexidade) e intersetorialidade das ações.

Ações Desenvolvidas
• Atendimento médico ambulatorial nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria
• Atendimento em enfermagem
• Atendimento em psicologia
• Atendimento em nutrição
• Atendimento em serviço social
• Atendimento em odontologia
• Visita domiciliar através do Núcleo de Atenção à Família por equipe interdisciplinar
• Orientação e prática de curativo em domicílio
• Atendimento fisioterápico em domicílio
• Prevenção do câncer ginecológico
• Exame de eletrocardiograma
• Exame do teste do pezinho
• Dispensação de medicamentos
• Atividades em grupo: adolescentes, idosos e família de pacientes com transtorno mental
• Ações educativas e de promoção em escola e creches do bairro
• Ações de acompanhamento da pressão arterial
• Acolhimento à demanda espontânea através da Gerência Acolhedora
• Ações de sensibilização à cultura da paz
• Reuniões comunitárias
• Mutirão de Saúde e Cidadania
• Projeto Agentes de Vida Plena
• Bazar beneficente

O sucesso da iniciativa pode ser avaliado pela contínua expansão do número de estudantes de graduação que passaram a estagiar por meio da Bahiana e da criação dos programas de residência. Atualmente, são oferecidas as Residências Multiprofissionais em Clínica da Pessoa e da Família, implementadas em parceria com a Bahiana, através de bolsas de estudo financiadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Todas as atividades pedagógicas são supervisionadas por docentes de diversas categorias, como: medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e assistência social.

O CCVP mantém convênio também com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de estabelecer cooperação técnica, sem nenhum vínculo financeiro entre as partes.

Sociedade Hólon
Criada em 13 de março de 1999, a Sociedade Hólon é uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Promove a integração do ser, do saber e do viver numa perspectiva evolucionista biopsicossocioespiritual. Como parte da experiência de aprimoramento de seus membros, desenvolve atividades educativas, científicas e assistenciais.