Uma homenagem ao professor Humberto de Castro Lima

Grande empreendedor, dedicado ao ensino e à saúde pública, o coordenador-geral da FBDC, estaria completando 96 anos no dia 3 de outubro.

Apaixonado pelas ciências, apreciador de filosofia e da literatura, o professor Humberto de Castro Lima estaria completando 96 anos no último dia 3 de outubro. Médico oftalmologista, fundou, em 1959 o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC)/Hospital Humberto Castro Lima, até hoje uma referência nacional em saúde ocular.

Como docente, foi durante décadas professor titular de Oftalmologia do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, onde também foi coordenador geral de sua instituição mantenedora, a Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.
Em sua gestão, foi responsável pela criação dos Campi Brotas e Cabula, pela ampliação da oferta de cursos na área da saúde, bem como do atendimento docente assistencial, por meio do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB).

No âmbito da pesquisa e do ensino de pós-graduação Stricto Sensu, foi idealizador do hoje renomado Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana, que recentemente completou 20 anos com cursos de mestrado e doutorado.

O professor Humberto de Castro Lima nasceu em 03 de outubro de 1924 e faleceu em 01 de julho de 2008, como presidente de honra da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.