Bahiana e Casa Hunter firmam parceria

Projeto Day Hunter é implantado no Ambulatório Neuromuscular do Centro de Neurociências da Bahiana.

O Ambulatório Neuromuscular do Centro de Neurociências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública firmou, recentemente, uma parceria com a Casa Hunter com o objetivo de implantar o projeto Hunter Day, que tem o intuito de promover assistência aos pacientes com doenças genéticas raras, enfatizando a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas para que o paciente possa ser amparado em sua totalidade.

De acordo com a coordenadora do ambulatório, a médica neurologista Marcela Costa, o ambulatório já dispõe de equipe multidisciplinar, com atendimento às sextas-feiras. "Para integrar o projeto, os pacientes precisam ser encaminhados por seus neurologistas, juntamente com seu laudo médico". Segundo Dra. Marcela, pacientes de todas as idades e de todo o estado já estão sendo atendidos.

A Casa Hunter e o Day Hunter
A Casa Hunter é uma instituição sem fins lucrativos e sem filiação política ou religiosa que atua em âmbito nacional com o intuito de garantir soluções públicas e sensibilizar o setor privado e a sociedade em geral para as necessidades dos portadores de doenças raras. Participam de seus projetos pais de crianças com doenças raras, médicos especializados em estudos genéticos, pesquisadores, farmacêuticos e empresários preocupados com o bem-estar da sociedade e atuantes na garantia dos Direitos Humanos.

Nos últimos anos, as malformações congênitas têm sido destacadas como a segunda causa da mortalidade infantil. Uma das principais ferramentas no combate a essa realidade é a promoção de novos conhecimentos no campo na genética, no que tange às áreas da citogenética e biologia molecular, para o diagnóstico e elucidação da etiologia das muitas doenças genéticas.

O Projeto Hunter Day vem atendendo a demanda clínica crescente dos pacientes de diferentes etiologias genéticas. Além da atividade assistencial, a iniciativa tem contribuído para a orientação dos estudantes da graduação, estagiários e pós-graduandos. Para a maioria dos pacientes atendidos pelo projeto, não há tratamento específico, mas um tratamento de suporte com equipe uma multidisciplinar pode ser um fator decisivo na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e cuidadores.