Estudantes de Medicina da Bahiana são premiados pela Academia de Medicina da Bahia

A cerimônia virtual premiou os melhores TCCs em graduação no Estado.

Os estudantes do curso de Medicina da Bahiana André Luiz Freitas de Oliveira Júnior e João Victor M. P. de Oliveira foram condecorados com o prêmio Professor Doutor Roberto Santos, concedido pela Academia de Medicina da Bahia. Os jovens conquistaram duas das três vagas concorrentes à premiação por desenvolverem os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em graduação no Estado da Bahia. A sessão de outorga do prêmio aconteceu no dia 17 de dezembro, às 19h, virtualmente, e foi transmitida ao vivo pela plataforma Zoom Meeting.

Os graduandos são integrantes do Grupo de pesquisa Registros de Síndromes Coronarianas Agudas da Bahiana (RESCA), coordenado pelo prof. Dr. Luís Cláudio Correia Lemos. O trabalho intitulado "Acurácia do Julgamento Heurístico na Predição de Doença Arterial Coronariana em Pacientes com Dor Torácica Aguda" é de autoria de André Luiz e foi selecionado em 1º lugar para a premiação. O estudante João Victor conquistou a terceira colocação com a pesquisa “Validação de um algoritmo de inteligência artificial para prevenção diagnóstica de doença coronariana em pacientes com dor torácica aguda – comparação com o modelo estatístico tradicional”. Os alunos receberam certificado e medalha.

Ao decorrer do evento, o acad. Dr. Bernardo Galvão (professor da Bahiana) apresentou o relatório da comissão julgadora. Quanto ao significado do prêmio, o professor Bernardo revelou que a ocasião é “um estímulo à boa ciência”. A acad. Dr. Maria Luisa Soliani (reitora da Bahiana) pontuou ainda sobre o papel da academia de universalizar as ciências e promover o letramento científico da sociedade. O prof. Dr. Luiz Cláudio Correia, que esteve presente na cerimônia, destacou o quanto é inspirador vivenciar jovens da instituição sendo protagonistas na Academia de Medicina da Bahia, um espaço ocupado por médicos que conquistaram posições de destaque em suas carreiras. “A premiação representa o grande potencial científico dos estudantes e reforça a qualidade e o nível de excelência da instituição”, ressaltou o Dr. Luiz Cláudio ao falar sobre a importância de dar visibilidade à nova geração de médicos, pois eles nortearão o futuro da Medicina.

Crédito das fotos: acervo pessoal. Foto 1: Aluno André Luiz, o vencedor do Prêmio Roberto Santos, recebendo o diploma e medalha; O prêmio está sendo entregue pelo Presidente da Academia de Medicina da Bahia Prof Antônio Carlos Vieira Lopes. Foto 2: diploma do aluno João Victor M. P. de Oliveira.