Bahiana é premiada por produções científicas em congresso internacional

As estudantes do curso de Medicina Camila Verônica Freire e Maria Eduarda de Siervi representaram a instituição.

A Bahiana, representada pelas estudantes do curso de Medicina Camila Verônica Souza Freire e Maria Eduarda Barreto de Siervi, foi premiada por suas produções científicas no Congresso Europeu de Radiologia de 2021 (ECR - 2021). O evento aconteceu entre os dias 3 e 7 de março, de forma on-line, pela plataforma Zoom. A Bahiana participou do encontro pela quarta vez, por meio da Monitoria de Introdução à Técnica Operatória (MITO). Anualmente, o congresso é realizado em Viena, na Áustria.

As alunas conquistaram premiações na categoria Rising Stars, pelos trabalhos submetidos com o apoio da MITO. A pesquisa intitulada "Can we stimulate medical students' evidence-based and cost-effective diagnostic reasoning in Radiology? Impact of a Choosing Wisely approach" teve o resumo escrito por Camila Freire (primeira autora), Gabriela Fagundes Saffe, Maria Eduarda Barreto de Siervi e Maria Eduarda Rodrigues de Araújo Dantas de Pinho, sob a orientação da prof.ª e Dra. Carolina Freitas Lins. Já o estudo “How can Branching Scenario tool transform and improve radiology education? A cross-sectional study" teve a estudante Maria Eduarda Barreto de Siervi como a primeira autora do resumo.

Ao todo foram submetidos 13 mil trabalhos. Desses, apenas 32 foram selecionados para o evento. Além disso, a Bahiana integrou a lista dos 6 melhores resumos estudantis do congresso e, por isso, Camila Freire, responsável pela elaboração do resumo de uma das pesquisas, pode participar do congresso, ao vivo, no dia 6 de março, para apresentar o estudo. “Os trabalhos tiveram tudo a ver com a Medicina Baseada em Evidências e Choosing Wisely no ensino da Radiologia”, explica Camila Freire ao destacar que a instituição possui um papel fundamental na valorização desses temas, em especial, da medicina baseada em evidências, e que, graças a esse estímulo, foi possível desenvolver o raciocínio crítico e a motivação necessária para elaborar os projetos.

A aluna da Bahiana relatou ainda que os projetos enfatizaram a importância da ciência na medicina como norteadora do raciocínio clínico. “O foco dos estudos está na tomada de decisões mais sábias, que melhorem a qualidade da assistência médica por meio de evidências científicas, evitando malefícios à saúde dos pacientes e ao sistema de saúde”. Camila Freire pontuou que foi extremamente gratificante contribuir para o conhecimento científico com um tema tão pertinente, “principalmente por estarmos em um contexto político que menospreza dados e evidências, o que, infelizmente, prejudica muitas pessoas”.