Notícias

Notícias

Setembro Amarelo é tema de evento na Bahiana Saúde

Encontro reuniu colaboradores de diversos setores dos Campi Brotas e Cabula.

compartilhe

Colaboradores de diversos setores da Bahiana Saúde participaram de um encontro para falar sobre suicídio na manhã de 17 de setembro. O momento contou com a fala da enfermeira e professora da Bahiana, membro do Núcleo de Estudo de Prevenção ao Suicídio e especialista em Saúde Mental, Cíntia Mesquita, que esteve presencialmente reunida com integrantes dos setores do Campus de Brotas. Por sua vez, os colaboradores do Campus Cabula também puderam participar por meio de uma transmissão ao vivo, realizada pelo CEDETE.

Com o objetivo de chamar a atenção para o Setembro Amarelo, o encontro possibilitou a troca de experiências vivenciadas pelos participantes em ocasiões de suas vidas pessoais e até durante o seu trabalho junto aos usuários da Bahiana Saúde. Na ocasião, os colaboradores destacaram a importância da iniciativa justamente pelo fato de trabalharem em uma unidade de saúde.

Cíntia Mesquita destacou, entre os pontos relevantes, a importância de não julgar as atitudes das pessoas, principalmente as que manifestam ideação suicida. “É importante estar atento e se sensibilizar com o outro”. Ela sinalizou que, ao identificar alguém com problemas, deve-se acolher ouvindo, sem ser invasivo. “Em segundo lugar, deve-se identificar uma rede de apoio, seja a própria família, amigos, uma comunidade religiosa à qual aquela pessoa esteja ligada e pessoas que participem do convívio daquela pessoa”, explicou a palestrante. 

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS