"Da desesperança ao convite do esperançar" finaliza o Setembro Amarelo na Bahiana

Evento foi uma realização do Programa de Ações e Estudos sobre Suicídio (PAES).

O mês de atenção e combate ao suicídio foi finalizado na Bahiana com o evento Setembro Amarelo: "Da desesperança ao convite do esperançar", realizado pelo Programa de Ações e Estudos sobre Suicídio (PAES), no dia 27 de setembro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube. O Paes foi criado há 7 anos e já realizou 5 seminários pelo Setembro Amarelo, sendo este o segundo a acontecer de forma virtual, por conta da Pandemia da COVID-19.

Em sua fala de abertura, a coordenadora do Paes e professora do curso de Psicologia da Bahiana, Aicil Franco, destacou que o evento daria um salto neste ano e que, além de abordar o tema do suicídio, o encontro se proponha a falar também da esperança. "Desta vez, nós avançamos e, neste ano, vamos falar sobre esperançar", declara justificando o tema do evento, que também é uma homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. Também participou da abertura o psicólogo e ex-aluno da Bahiana, Ricardo Mattos, que apresentou um pouco da história do PAES.

A programação contou com a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e pós-graduação de integrantes do PAES e com a palestra "A procura da esperança em tempos sombrios" da psicoterapeuta junguiana Maria Helena Guerra. O seminário foi finalizado com uma performance do psicólogo e também ex-aluno da Bahiana, Millen Carvalho.

Assista ao Setembro Amarelo: "Da desesperança ao convite do esperançar", acessando o link abaixo: