Saúde Planetária é tema da XXI MCC

Evento evidenciou a importância do saber dos povos tradicionais e originários para a promoção de uma saúde decolonial.

Com o tema "Saúde Planetária na perspectiva dos povos originários e tradicionais", a Bahiana realizou, nos dias 1º e 2 de outubro, a XXI Mostra Científica e Cultural, com os eventos satélites: XI Fórum de Pesquisadores, VIII Mostra de Extensão e XIX Jornada de Iniciação Científica (PIBIC). Todos as atividades foram realizadas de forma virtual, com transmissões ao vivo, pelo canal oficial da Bahiana no YouTube e em salas da plataforma Zoom. A abertura do evento, realizada na tarde do dia 1º de outubro, foi coordenada pela pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza e pela supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NIDD) prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas, com a presença da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, e do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Atson Fernandes.

Segundo a prof.ª Carolina Pedroza, a temática deste ano tem relevância por fomentar o conceito de cosmovisão que reintegra o ser humano à natureza, a parir do saber dos povos originários. Segundo ela, o objetivo foi discutir a saúde planetária, a partir de uma perspectiva decolonial. "A importância da visão de mundo dos povos tradicionais que têm sabedoria. Acredito que a solução de nossos problemas está em não só dar valor à sabedoria da ciência ocidental, mas vermos outras maneiras de ver a vida que esses povos trazem", declarou a reitora da Bahiana em sua fala de abertura oficial da XXI MCC.

A mesa "Saúde Planetária a partir das narrativas dos povos originários e tradicionais", com a participação da Yalorixá do Ilê Axé Abassá de Ogum e diretora do Ìyá Àkobíode: mulheres que transformam, Jaciara Ribeiro dos Santos, e do indígena do povo Mbyá Guarani, Iberê Guarani Mbyá, doutorando em Antropologia Social, pela UNB, e mestre em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro foi mediado pelas professoras Lavínia Boaventura e Renata Roseghini, coordenadora do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Bahiana (CEPICS).

Confira:
1º dia da XXI MCC:

Tenda Educação Popular em Saúde:

2º dia da XXI MCC: