Apresentações artísticas são destaque na manhã de encerramento da XXI MCC

Encontro também contou com sorteio de premiações para discentes pesquisadores

Com transmissão ao vivo, pelo canal oficial da Bahiana no YouTube, a manhã de encerramento da XXI Mostra Científica e Cultural da Bahiana aconteceu no sábado, dia 2 de outubro. As atividades tiveram início com as falas da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, prof.ª Luiza Ribeiro, e das coordenadoras da MCC, prof.ª Carolina Pedroza, pró-reitora de Extensão, e prof.ª Lígia Villas Bôas, supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Docente (NIDD) da Bahiana. Como atividade artística de abertura, foi apresentada a performance de dança da professora do curso de Fisioterapia Rachel Trinchão. Também foi reapresentada a exposição virtual “Seu corpo é natureza”, da pintora e ilustradora indígena Wanessa Ribeiro.

O encontro seguiu a sua programação com intervenções musicais da dupla “Fefe e Matheus”, integrada pelos estudantes do 2º semestre do curso de Odontologia Fernanda Cruz (@fefecruz_) e Matheus Cintra (@matheuscinttra). Como em todos os anos, foram sorteados, entre os pesquisadores com trabalhos científicos aprovados, incentivos financeiros para a inscrição e apresentação de pesquisas em eventos acadêmicos, no valor de R$500,00. Foram vencedoras da premiação as estudantes Luana Santos Pires, do curso de Fisioterapia, com o trabalho "Construção de recursos terapêuticos com materiais recicláveis: uma alternativa para reeducação funcional dos membros superiores", e Vanessa Peçanha Alves, do curso de Medicina, com o trabalho "Avaliação e aplicabilidade de instrumento de acompanhamento de pré-natal em uma unidade de saúde da família".

A manhã do segundo dia de MCC contou ainda com as apresentações orais da MCC e da Jornada Científica, além das oficinas Folhas que curam, com Maria Conceição Souza dos Santos Costa, líder religiosa do Centro de Caboclo Sultão das Matas, Medicina Ancestral do Povo Apurinã, com Ewyryky Apurinã, representante do povo Apurinã da Aldeia Kamapã e um dos fundadores do Instituto Pupykary, e Práticas integrativas e fitoterápicos, com Walmir de Oliveira – Vava/MST Norte da Bahia.

Este ano, a XXI MCC chegou à marca de 402 inscritos pagantes, o que permitiu a arrecadação de R$10.050,00 (dez mil e cinquenta reais) que serão destinados à doação de leite em pó integral para o Programa de Acompanhamento das Mães Portadoras de HTLV/BAHIANA e para as instituições, Lar Vida e Pérolas de Cristo. Ao todo, foram apresentados 283 trabalhos, sendo 59 comunicações orais, dentro da MCC e 224 pesquisas desenvolvidas dentro do Programa de Iniciação Científica (PIBIC).

Confira:

1º dia da XXI MCC:

Tenda Educação Popular em Saúde:

2º dia da XXI MCC: