VIII CAJU provoca reflexões sobre sensibilidade e práticas de cuidado

A iniciativa promoveu discussões sobre a saúde mental no contexto da pandemia, em sincronia com momentos de descontração e arte.

Discussões sobre a promoção da saúde mental das juventudes no contexto da pandemia em sincronia com momentos de descontração e arte foram destaque na VIII edição do Fórum do CAJU (Centro de Atenção às Juventudes). O evento teve como tema principal “A sensibilidade em tempos brutos” e aconteceu no dia 29 de outubro, ao vivo, por meio do canal do YouTube da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A ação apresentou os programas de extensão do CAJU, por meio de reflexões sobre aspectos éticos, estéticos e políticos envolvidos nas práticas de cuidado. Conforme explicou o professor da Bahiana e coordenador do evento, Fábio Giorgio Azevedo, as temáticas abordadas, para utilizar uma metáfora, referiram-se a perceber “uma flor (ou poesia, esperança) que brota da náusea do cotidiano”.

Assim, a programação do Fórum contou com intervenções artísticas que estimularam a sensibilidade ética e política dos participantes, promovendo o exercício da escuta, e contou também com as palestras dos professores Dr. Rodrigo Cariri, Maria Lúcia Lima, Milena Lisboa, Mayara Novais, Paulo Oliveira e Veridiana Machado. A estudante de Psicologia e integrante do CAJU, Nathalia Reis Martins, mediou a iniciativa.

O evento também foi palco para o lançamento da Revizta Vírgula, apresentada por alguns dos integrantes do projeto "Comunidade Itinerante de Saúde Mental” (CISMA), que foram os estudantes Natália Mesquita, Nábile Carvalho, Rodrigo Mendonça, Raphael Gadelha e Catarina Lisboa. O projeto é um dos programas de extensão do CAJU.  O vídeo-performance "Essa bandeira é nossa", produzido e realizado por estudantes da Bahiana, em parceria com jovens da REPROTAI - Rede de Jovens Protagonistas de Itapagipe marcou o encerramento do VIII CAJU.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública