Professor da Bahiana lança livro em parceria com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti

Coletânea de textos reúne produção de docentes e discentes ligados ao curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica.

Capa Livro “Tessituras do Cuidado em Saúde Mental e Redução de Danos na Bahia”Os professores Gerfson Moreira Oliveira, docente do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Básica da Bahiana, e o professor João André Santos de Oliveira, vice-coordenador da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, programa de extensão vinculado à Faculdade de Medicina da UFBA, acabam de publicar, como autores organizadores, o livro “Tessituras do Cuidado em Saúde Mental e Redução de Danos na Bahia”.

A publicação da Editora Dialética foi uma iniciativa da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti e reúne textos de professores, pesquisadores, trabalhadores e alunos de graduação e pós-graduação que desenvolveram atividades ligadas à Aliança e ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas Gregório de Matos. Entre os autores, também está a professora do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica da Bahiana, Marlene Miranda. Os direitos autorais foram cedidos para a Aliança, a fim de que fosse possível a continuidade dos projetos voltados para pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de drogas. A edição física do livro está disponível para compra no site da Editora Dialética, e o e-book está disponível na Amazon.

Segundo prof. Gerfson, a iniciativa representa um esforço de sistematização e produção de visibilidade das experiências produzidas pela Aliança de Redução de Danos. "Todas as experiências têm como marca a aposta ética e política da redução de danos, em diálogo com várias maneiras de como ela foi sendo produzida no Brasil. Vale destacar que, dentro da lógica da clínica ampliada e dos serviços em rede, essas parcerias interinstitucionais, como aqui no caso da Bahiana e da UFBA, são muito importantes para o cuidado em saúde mental". Prof. Gerfson explica que os alunos do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica participam de atividades práticas, como estágio e pesquisa, na Aliança e no CAPS.