Estudante de Medicina é destaque em Olimpíada de Fisiologia

Leonardo Magalhães Andrade e Silva ficou em segundo lugar em competição nacional.

Bahiana Aluno Leonardo ArquivopessoalO acadêmico do 7º semestre do curso de Medicina, Leonardo Magalhães Andrade e Silva, conquistou o 2º lugar na 1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia, uma realização da Comissão de Ensino de Graduação da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) em parceria com o grupo GEN e ADInstruments. O evento foi constituído de três fases, com a aplicação de provas on-line que aconteceram de 9 de setembro a 7 de outubro.

Leonardo conta que teve apenas um mês para se preparar para a primeira etapa, contando da data que teve conhecimento da competição. Outro fator que se impôs como dificuldade na preparação foi  estar em início de semestre letivo. “Como já tinha tido a experiência como monitor do componente, passei mais rapidamente por alguns tópicos, o que no geral aliviou esse peso”, disse o acadêmico, lembrando que o apoio e incentivo dos colegas também foram importantes para alcançar o resultado. “Em relação ao corpo docente, foi por meio da minha ex-professora de Fisiologia, Dra. Iura Gonzalez, por quem carrego carinho e respeito imensos, que tomei conhecimento da Olimpíada. ”

Sobre os fatores que contribuíram de forma intelectual para o sucesso de sua premiação, Leonardo aponta a curiosidade. “Desde que ingressei na Bahiana, sempre fui fascinado por estudar sobre como o nosso corpo funciona. Para mim, a fisiologia é um produto da curiosidade pelo organismo humano. E, como tal, é movida pelas perguntas mais básicas de todas: “Como isso funciona?”, “Como o coração bate?”, “Como conseguimos perceber o mundo a nossa volta?”.  É isso que faz dela algo tão interessante para se estudar. Sem falar claro, de sua importância indiscutível para a prática clínica de qualquer profissional da saúde”, explica o aluno.

Leonardo também reconhece que a própria qualidade de ensino da instituição se impõe como um importante fator para a conquista do 2º lugar na Olimpíada. “As aulas de Fisiologia e Biologia Molecular eram dadas por professores excelentes, que a todo momento estimulavam minha curiosidade e faziam daquela ocasião um momento prazeroso. Mais tarde, me tornei monitor do componente e, além de ter tido a oportunidade de aprimorar minha compreensão sobre fisiologia, também pude vivenciar momentos excepcionais de interação e convívio com colegas de semestres iniciais e com os professores do componente. Portanto, o contato com bons professores e a experiência como monitor foram inestimáveis.”

Além do reconhecimento público, Leonardo recebeu: um certificado da Sociedade Brasileira de Fisiologia, a inscrição garantida para o Congresso da entidade, em 2022, três livros sobre fisiologia médica e uma camiseta.