Bahiana inaugura Espaço Hub Maker Salvador com a parceria do Estado

O local, que fica no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, recebeu impressoras 3D adquiridas pelo projeto Face Shield for Life 3D.

A Bahiana celebrou mais uma parceria com o Estado da Bahia ao inaugurar o espaço Hub Maker Salvador, por meio da doação de Impressoras 3D que a instituição adquiriu durante o projeto Face Shield for Life 3D. A inauguração aconteceu no dia 16 de dezembro, e o espaço fica localizado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), na sede do Colégio Estadual Central, em Nazaré.

“Foi um dia muito especial por unir diversas instâncias acadêmicas e a sociedade. Um exemplo de efetiva ação social, com mais oportunidades para todos”, destacou o professor e pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, Atson Fernandes, ao pontuar que um importante ciclo foi concluído, “um ciclo que teve início em março de 2020 e que contou com importantes parceiros, professores Eduardo Jorge, Elton Barreto, Peterson Cerqueira e Leandro Brito, a SESAB, Bahiana, UNEB, UFOB, SEC, mais de 60 makers independentes, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa da Bahiana e a sociedade que financiou esse projeto”.

Impressoras 3D

Durante o projeto Face Shield for Life 3D, foram confeccionadas, por meio das impressoras 3D, 5 mil máscaras de proteção facial, doadas às equipes de saúde que estavam no enfrentamento da Covid-19. Com isso, foi acordado que, posteriormente, as impressoras adquiridas a partir do dinheiro arrecadado com a sociedade seriam destinadas ao CJCC para os alunos da rede pública do ensino médio. Assim, a inauguração do Hub Maker Salvador aconteceu em decorrência da doação das impressoras, incluindo, também, a montagem de computadores e configurações para o uso dos equipamentos.

Reconhecimento do Governo do Estado da Bahia

Graças ao sucesso e à importância do projeto Face Shield for Life 3D, não só pela confecção do EPI para proteção direta das equipes de saúde no combate à Covid-19 mas também pelo impacto da ação positiva que resultou no surgimento de outros grupos com iniciativa semelhante, o Governo do Estado emitiu Ofício de agradecimento em reconhecimento ao projeto realizado (anexo).

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública