I Mostra Virtual RessignificARTE” expõe produções artísticas de Cidadãs com HTLV

Encontro foi promovido pelo Programa de Extensão de Enfermagem da Cuidar Faz Bem da Bahiana.

Artistas, seus familiares, diretoria e membros da Associação HTLVida e do Centro de HTLV/Neurociências da Bahiana, além de docentes e colaboradores da instituição, se reuniram virtualmente na “I Mostra Virtual RessignificARTE – Arte das Cidadãs com HTLV". O encontro aconteceu no dia 26 de novembro, às 19h, pela plataforma Zoom, e foi promovido pelo Programa de Extensão Enfermagem Cuidar Faz Bem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Cidadãs com HTLV das cidades de Salvador, Ilhéus e Feira de Santana expuseram suas artes nas mais diversas modalidades: empreendedorismo, costura criativa artesanal, construção de estrutura de ferragens para o Salão das Testemunhas de Jeová, pintura em tecido e em garrafas, crochê, vagonite, arte com materiais reciclados e arte em confeitaria. As exposições realizadas pelas mulheres evidenciaram a importância da arte como força motivadora para a continuidade da vida plena, sobretudo, em tempos de isolamento social.

A professora Aidê Nunes da Silva, enfermeira no Centro de HTLV/Neurociências, fez a abertura do evento e ressaltou que a Mostra nasceu do ideário das extensionistas de Enfermagem do Cuidar Faz Bem, na perspectiva de empoderar os cidadãos, que, por sua vez, ressignificam o seu viver por meio de sua arte. Ainda na abertura, ocorreu a apresentação do Coral Canta Bahiana. A Mostra foi encerrada com o poema “A Idade de Ser Feliz”, de Eustáquio de Souza, interpretado por Adjeane Oliveira, secretária da Associação HTLVida e membro do Conselho Estadual de Saúde.

Participaram da ocasião, com palestras e explanações, o Sr. Francisco Borges, presidente da Associação HTLVida; o professor Dr. Bernardo Galvão, coordenador do Centro de HTLV; o Sr. Felipe Nepomuceno, colaborador na Equipe da Pró-Reitoria de Extensão; as extensionistas de Enfermagem Marisa Nascimento, Amanda Caitano, Edília Borges, Gabriela Medeiros, Larissa Lopes, Nathália Garcia e Rayanne Rodrigues; a professora Dra. Ana Marice Ladeia, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Bahiana; a fisioterapeuta Dra. Ana Karina Barroso; as enfermeiras Yscela Pimentel e Sônia Rangel, discentes do Internato de Psicologia; e a professora Selena Mendes, responsável pelo Programa de Exercícios Domiciliares para pessoas com HAM/TSP.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública