Produções científicas da Bahiana conquistam prêmios de melhores trabalhos em Congresso Brasileiro de Urologia

Os trabalhos foram produzidos por pesquisadores do Centro de Distúrbios Miccionais da Infância (CEDIMI).

Representando a Bahiana, os pesquisadores Noel Charlles dos Santos e Eliakim Massuqueto foram premiados no XXXVIII Congresso Brasileiro de Urologia, terceiro maior congresso do mundo. Os trabalhos científicos dos pesquisadores do Centro de Distúrbios Miccionais da Infância da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (CEDIMI) conquistaram as duas primeiras colocações como melhores pesquisas do evento. Os orientadores das produções premiadas foram o Dr. Ubirajara Barroso (coordenador do CEDIMI) e a Dra. Glícia Abreu (pesquisadora do CEDIMI).

Noel Charlles dos Santos, graduando do quarto ano de Medicina, ganhou a primeira colocação com o trabalho científico intitulado “Diâmetro retal como preditor de resposta ao tratamento com eletroestimulação parassacral transcutânea (TENS) em crianças com disfunção vesico-intestinal (DVI)”. O pesquisador destacou o prazer em representar o CEDIMI no Congresso. “Ter essa oportunidade, tanto de representar o grupo quanto de vencer uma premiação, é uma grande felicidade. Ainda mais que o Centro é pioneiro no Brasil e uma das principais referências no manejo de disfunções miccionais na infância, tendo como diferencial tratamentos associados à fisioterapia”, explicou o pesquisador ao se referir à vasta produção científica do CEDIMI.

“O apoio da Bahiana em todos os nossos trabalhos, não só nesse, é sensacional. Sou de Rondônia, e o que penso é que deveria existir uma instituição como a Bahiana em muitas outras regiões do país”, assim descreveu o pesquisador Eliakim Massuqueto, que conquistou o segundo lugar de melhor trabalho do Congresso com a pesquisa científica: “Corporoplastia: uma reprodução anatômica e funcional do clitóris em pacientes com distúrbio de diferenciação sexual”. Eliakim Massuqueto, que é estudante de mestrado da Bahiana, também teve participação na pesquisa que conquistou o primeiro lugar no congresso, e revelou ainda que “esse reconhecimento é fruto de muito esforço coletivo e está em consonância com o que buscamos na pesquisa”. Também participaram das pesquisas premiadas as Dras. Maria Luiza Veiga, Maria Thais Calazans, Bruna Venturini, Leydi Casas e o Dr. Marcelo Villalta.

Imagem Congresso Urologia